Contra o PL 4548/98

Posted by Stella | | Posted on 14:40




Petição Online AQUI

Está tramitando do congresso apensado ao PL 3981/00 o PL 4548/98, que exclui animais domésticos e domesticados do artigo 32 da lei 9065/98. Foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Justiça e Cidadania no dia 02/04 e o prazo para apresentação de recurso com 5 sessões ordinárias iniciou no dia 24/04.

Para quem não sabe se este projeto de lei for aprovado os animais domésticos e domesticados vão ser excluídos do artigo 32 da lei 9605/98, assim maus-tratos contra esses animais não serão mais crime.

Os interesses ligados a este projeto de lei são puramente econômicos, pois querem que os rodeios, vaquejadas, farra do boi, etc sejam atividades perfeitamente legais, alegando que são importantes "manifestações culturais e econômicas" do nosso país.


Segue abaixo algumas partes do projeto de lei para que ententam melhor:

Em razão da identidade e natureza da matéria, foram
apensadas ao projeto de Lei nº. 3.981/2000 as seguintes propostas:

· O projeto de lei nº. 4.548/1998, de autoria do ilustre deputado José Thomaz Nonô, pretende alterar o art. 32, da Lei nº. 9.605/1998, para
excluir do referido dispositivo os animais doméstico, permanecendo delituosa a conduta com relação aos animais silvestres, nativos ou exóticos, com o objetivo de preservar a cultura popular.
· O projeto de lei nº. 4.602/1998, de autoria do insigne deputado
Sarney Filho, tem como finalidade, de um lado, reinserir na Lei
nº. 9.605/1998 alguns comportamentos ilícitos que foram
vetados pelo Presidente da República, de outro, tipificar outras
condutas como crime.
· O projeto de lei nº. 4.790/1998, de autoria do eminente deputado
Antônio Ebling, modifica totalmente o art. 32, da Lei nº.
9.605/1998, de modo a considerar lícita a conduta da pessoa que pratica abuso, maus-tratos e ato de ferir ou mutilar animal quando tal comportamento for destinado à atividade científica, cultural, recreativa ou desportiva.
· O projeto de lei nº. 1.901/1999, de autoria do nobre deputado Luiz
Bittencourt, visa aumentar a pena do crime de provocar incêndio
em mata ou floresta, de dois a quatro anos de reclusão e multa,
para três a cinco anos de reclusão e multa. Além disso, na
modalidade culposa, atualmente, punida com detenção de seis
meses a um ano e multa, passaria a ser apenada com detenção de
um a dois anos e multa.
· O projeto de lei nº. 4.340/2004, de autoria do ilustre deputado Fernando de Fabinho, tem como finalidade legalizar as competições entre animais.
· O projeto de lei nº. 4.343/2004, de autoria do insigne deputado
Alberto Fraga, altera a Lei nº. 9.605/1998, para aumentar a pena de
maus-tratos de animais expostos em espetáculos públicos e dá
outras providências.

"...o projeto de lei nº. 4.548/1998, de autoria do nobre deputado José Thomaz Nonô, que exclui da redação do art. 32, da Lei nº. 9.605/1998, os animais domésticos ou domesticados, pretende proteger as manifestações das culturas populares. O autor deste projeto esclarece que, por um erro interpretação da norma contida no art. 32, da Lei nº. 9.605/1998, decisões do Poder Judiciário estão impedindo a realização de eventos regionais, arraigados na cultura popular brasileira, como rodeios, cavalhadas, vaquejadas e a pesca esportiva. As referidas decisões são alicerçadas no entendimento equivocado de que a prática de tais atividades caracteriza o crime de abuso e maus tratos contra animais, tipificado no questionado dispositivo. Esses fatos têm ocasionado prejuízo no conjunto dos valores intelectuais e morais, das tradições e costumes do povo brasileiro."

Eu me envergonho da minha espécie ao ver que a vida de seres que estão a nossa mercê é vista como valor($), julgados como se nós fossemos o centro do mundo. É má fé antes de qualquer coisa, com nós seres humanos, que temos que agora nos ver e nos entender como parte integrante de um ecossistema e não o dono dele.

Peço a todos que não se calem, que mandem emails, que divulguem que mostrem que nós nos importamos com a vida!


Assine a Petição Online você também e nos ajude a continuar a luta pelo bem estar animal AQUI

Segue link para download com o parecer da CJC, a justificação do PL 4548/98 e os contatos dos deputados que participaram da sessão.
http://www.4shared.com/dir/14920015/8c2df37a/Contra_o_PL_454898.html

Comments (272)

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 272   Recentes›   Mais recentes»

Cultura..rodeio é cultura da onde??? Ô gentinha pobre de espirito e intelecto, mal entende o que é cultura e se coloca a favor do que morre de preguiça de entender.
O Brasil merece os politicos que tem.

O holocausto também foi questão de opinião, vc aceita?
Tem coisa que não é falta de educação, mas falta de respeito da outra parte que não entende a profundidade do trabalho dos protetores e tentam desvalorizar e brincar (mesmo sem entender) com um assunto que acima de tudo faz parte da saude mental e física do ser humano.
Afinal saber respeitar e amar ao proximo são principios básicos que não se estende apenas aos seres humanos, uma prova disso é o aquecimento global, vaca louca, gripe do frango, gripe suína...Nada disto aconteceria se soubessemos respeitar e amar a todos independente da espécie.
Especismo é ridiculo!

E rodeio, caso não saiba não faz parte da nossa cultura.

Como esse primeiro "Anônimo" consegue ser tão cretino??? Vai aborrecer outro! Cultura uma ova! Por que vc não vai se instruir, ô idiota????
Concordo plenamente com a Stella, mtos políticos são reflexo desses ignorantes que o país tem...

Com relação aos ANIMAIS: O que disseram grandes seres humanos.

Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma.
Pitágoras

Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo.
Thomas Jefferson

Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhorem nem levem em consideração as condições dos animais.
Abraham Lincoln

O erro da ética até o momento tem sido a crença de que só se deva aplicá-la em relação aos homens.
Dr. Albert Schweitzer

Entre a brutalidade para com o animal e a crueldade para com o homem, há uma só diferença: a vítima.
Lamartine

A proteção dos animais faz parte da moral e da cultura dos povos.
Victor Hugo

A civilização de um povo se avalia pela forma que seus animais são tratados.
Humboldt

A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.
Mahatma Gandhi


O destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridículo.
Émile Zola

A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.
Charles Darwin

Sempre que alguém diz 'não devemos ser sentimentais', entenda-se que está prestes a fazer algo cruel. E se acrescentar: 'temos que ser realistas', significa que vai ganhar dinheiro com isso.
Brigid Brophy

O homem implora a misericórdia de Deus mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá de responder.
Gautama Buda

Se fôssemos capazes de imaginar o que se passa, constantemente, nos laboratórios de vivissecção, não poderíamos dormir em paz e em nenhum dia estaríamos felizes e tranqüilos.
Dr. Ralph Bircher

Ninguém pode se queixar da falta de um amigo, podendo ter um cão.
Marquês de Marica

Falai aos animais, em lugar de lhes bater.
Tolstoi

Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento.
Charles Darwin

Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens está além do nossa compreensão. Por favor, ajude a parar com esta loucura.
Richard Gere

Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhores com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que nós não estamos contribuindo para o sofrimento deles.
Paul e Linda McCartney

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.
Albert Schwweitzer (Nobel da Paz - 1952)

A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.
Arthur Schopenhauer

Por trás da bela pele há uma história. Uma história sangrenta e bárbara.
Mary Tyler Moore

Em termos de evolução, bem maior é o débito da Humanidade para com os animais do que o crédito que lhes temos dispensado para seu bem-estar e progresso.
Eurípedes Kühl

O que não concebo é degolar um cabrito, asfixiar uma pomba, cortar a nuca de uma galinha, ou dar punhaladas em um porco para que eu coma seus restos. Não é por uma questão de química biológica o motivo de eu ter me passado para as fileiras do ovo-lacto-vegetarianismo, mas pelo imperativo moral de que minha vida não seja mantida às custas da vida de outros seres.
Dr.Eduardo Alfonso, médico naturista espanhol

Incêndios propositais e crueldade com animais são 2 dos 3 sinais na infância que sinalizam o potencial de um assassino serial.
John Douglas, analista do FBI que estuda o perfil de assassinos.

Temos que eleger mais deputados que defendam os animais.

Stella,
Como é gratificante ter uma nova leitora como você no meu blog. Sua história com seus gatos me emocionou. A minha e de minha irmã Malu tb são bem parecidas. Espero que você apareça sempre contando suas histórias felinas, interagindo com as minhas amigateiras de plantão. Uma grande lambeijoka para você e uma ótima semana.

Stella, soube do seu blog pelo Querido Leitor, da Rosana.

Tomei a liberdade de copiar seu post e enviar por email aos meus conhecidos, obviamente dando os créditos a você. Tenho certeza que, brasileiros típicos uqe são, muitos terão preguiça ou não irão querer se envolver. Mas se cinco assinarem e passarem pra frente, já é alguma coisa, né?

Parabéns pelo post, pelo blog.

Um beijo

Olha depois de ler o que escreveu esse ACERC-PB acho que o brasileiro está mesmo fadado à subserviência em face das nações desenvolvidas.
Enquanto a Europa e os EUA avançam nos sistemas de proteção aos animais, vemos um brasileiro como esse ACERC-PB provar que nosso destino é sermos mesmo um povo inferior, servil, sempre atrasado, obscurantista. É por isso que desprezo o povo brasileiro.

Já ouviu falar sobre jogar pérolas aos porcos?
A idéia de um mundo melhor sem exploração animal é um tipo de pérola, e discutí-la com mentes pequenas e arrogantes (mesmo sem motivo algum para sê-lo) é jogá-las aos porcos.

Petição assinada.

Os líderes de uma nação, são fruto da propria nação. Brasileito gosta mesmo é de imposto!

Não sei da onde as pessoas tiram tanta bobagem,sinceramente não sei como alguem pode ficar feliz sabendo que um ser vivo,inocente e indefeso está sendo torturado,humilhado e morto somente para divertimento de uma porção de ignorantes.Pra mim cultura são bons livros,boas musicas,bons filmes e não ver um idiota correndo atras de um boi afim de feri-lo isso não tem nada de cultura,é selvagerismo...

Só quem tem um animal pode dizer o quanto é bom ter um focinho pra fazer companhia,e o quanto o amor de um anilmal é sincero e verdadeiro,da pena de quem pensa que os animais são inferiores,esses deputados nunca fazem nada e derepente vem um excelentissimo com um projeto desse que da aval pras pessoas continuarem a cometer barbaridades com pequenos seres tão indefesos...onde iremos parar se formos por esse caminho...

Isso é ridiculo! Não podem excluir os animais domésticos ou domesticados do artigo 32 da lei de crimes ambientais! Esse PL não presta, muito menos esse deputadinho josé thomas nonô!

EXIGIMOS PROTEÇÃO ANIMAL PARA SEMPRE, E EM NOME DE JESUS CRISTO, ESSE PROJETO DE LEI SERÁ BANIDO DE UMA VER POR TODAS!!!!!!!

tradições q estimulam a crueldade e põem em delirio pesoas q encontram nesses barbaros espetaculos um prazer,é um sinal de uma pessima saúde moral da sociedade.

Stella,
tomei a liberdade de republicar seu post no meu blog...
Acho que é um assunto importante e merece ser repassadp...
Espero que não se importe

Na verdade não da pra entender por que os galos apreendidos em rinhas depois são mortos...porém tb não da par entender por que tirar os animais domesticos e domesticados do art 32,isso é loucura,todos os seres vivos merecem respeito.
E para o Tadeu,tb não entendi seu ponto de vista, quem vc ta chamando de verdadeiros protetores?aqueles que levam os pobres animais para uma rinha?ta meio estranho isso...Laura

O nosso povo gosta de vaquejada, farra de boi, briga de galo… e de outros costumes e tradições que é a cara do nosso povo.
Olhem bem senhores deputados para nosso povo que trabalha para construir esse país e não tem o direito de viver seus costumes. Isso não é democracia!
Nós estamos no século XXI.

Todos vocês que estão em Brasilia, foram eleitos com o voto dessas pessoas que gostam de briga de galo, vaquejada, farra do boi e outros costumes de toda região do Brasil.

Senhores senadores, olhem para mais de 60 milhões de votos do nosso povo.
Senhores deputados, olhem para mais de 60 milhões de votos do nosso povo.
O futuro presidente, olhe para mais de 60 milhões de votos do nosso povo.

Um abraço para todo o povo que gosta de seus costumes e mantém suas tradições!
Principalmente ao meu amigo Babassa de Minas Gerais; ao meu amigo Zé Antonio de Natal; meu amigo Toinho de João Pessoa; meu amigo Zé Ricardo; meu amigo Alexandre e outros amigos de todo país que gostam de suas tradições.

Acho tudo isso um absurdo! Mandei para todos os meus contatos do MSN e coloquei no Perfil e na Página de recados do Orkut! Como pode alguém ser a favor de tudo isso? E não sei de onde tiraram essa idéia.. Maltratar animais sem justiça? Por favor né.. ISSO É UMA PALHAÇADA! Não há nada de cultura disso!

ja sei,o tadeu ta falando de galos,realmente o fato dos galos de briga serem mortos depois de apreendidos é injusto,ninguém em sã consiencia e que respeita os animais concorda com um absurdo desses,ma acontece que se for retirado o artigo 32 outros animais irão ser prejudicados,ao ivez de retirar essa lei de proteção o ideal seria então criar uma lei que assegure a vida dos galos.Ja sei o tadeu vai falar um monte,que eu sou louca,que eu isso,que eu aquilo,que não tem o que fazer,pq os galos indios são brigões por natureza enfim...tudo bem entendemos que os galos indios são brigões mesmo,que não são os criadores que os fazem brigar,mas acontece que se eu sou brigona,bato em todo mundo,o problema é meu,agora se alguem se aproveita disso pra ganhar dinheiro as minhas custas não é certo,então deixem os galos livres para brigarem por que quere,a hora que querem,por seus motivos ´´pessoais´´ e não para encher o bolso dos outros,mas ja que existe essas rinhas e é proibido,qdo apreendidos os animais tem direito a vida uma vez que ja foram bem explorados.
Eu sou a favor da vida animal e não de fiscais,agentes ou o que seja que capturam as aves para depois matar,e tb sou contra aos que criam esses animais tão lindos,coloridos para encher os bolsos,que deixem os galos soltos no galinheiro brigando por eles mesmos e não numa rinha.Ja to esperando a resposta do tadeu que com certeza vai ser totalmente contrario,agora me responda uma coisa tadeu,vc é criador de galos e participa de rinhas ou apenas admira o ´´esporte´´?

O ultimo anônimo disse tudo! Parabéns!

Jéssika,

Todos os bichos que foram pegos pelo ibama foram enterrados VIVOS, você acha que isso é justo?
Matar uma vaca ou um jumento para comer a carne , você acha que isso é justo?

Eu sou contra TUDO isso!
Ter na cidade uma vaquijada ou uma rinha de galo não é maltratar os animais! até porque quem os maltrata é o proprio IBAMA,e quando apreendem, eles matam!

Essa lei vai beneficiar os animais e todos os trabalhadores do Brasil.
E tudo que falei no meu comentário é verdade. Todos nós gostamos de tradições e de manter nossa cultura. Talvez você, seu pai ou mãe também tenham essas tradições.

Fique com Deus!

Jgt 29mar2009

O Ser Humano já fez - e continua fazendo - muitas barbaridades, contra si mesmo, e mais ainda contra os animais, uma vez que não se podem defender. Isso porque ele mesmo está longe de ser o Ser Superior que gostaria, que acha de ser. Ao contrario continua ser um animal com especiais dons de crueldade, que mata e tortura não por necessidade mas por motivos de ganância, de dominação, e ate por puro divertimento. O resultado está ai, uma sociedade completamente desigual, apesar de todos os recursos que hoje temos para sermos um planeta diferente.
Os gloriosos romanos, o berço da nossa civilização, jogavam cristãos para os leões simplesmente para divertir a multidão. As coisas de lá par cá mudaram aos poucos, todavia esta sede por selvageria primitiva ainda continua em muitos dos humanos contemporâneos. A encontramos em filmes, lutas organizadas etc. Quando lutadores querem se estraçalhar, è uma opção deles. Entretanto usar animais para este fim, alem de muito primitivo é covarde, já que são indefesas. Um ser humano evoluído, humano mesmo, não um animal com um vernizinho de civilização, procura evitar violência desnecessária, especialmente contra aqueles que não podem se defender. Os demais, ainda são selvagens.

O Ibama o CCZ realmente não são exemplos de cuidados com os animais. Porém se basear na ignorância deles para aprovar uma lei que vai legalizar a animalidade e ignorância da nossa própria espécie é vergonhoso...

Este PL não vai só prejudicar os animais, mas os seres humanos tb! É irracional usar animais para a nossa diversão! Não percebem isso?

E existindo a lei de proteção aos animais estas coisas aconteciam, não existindo, legalizando a brutalidade, isso também vai voltar acontecer!!!

E aonde estavam estas pessoas que são contra o mau trato animal na hora que enterraram estes galos? Isso foi dito, debatido, questionado em algum outro lugar além daqui?

So entende a realidade do animal quem convive com ele, não quem se utiliza dele...Animais são animais, nós somos animais! Temos uma maneira de julgar e decidir que é própria a nossa espécie. Só pq os animais não fazem rebelião não quer dizer que eles sejam inferiores e sem inteligência. A inteligência dos outros é medida através do nosso referencial, isso não é medida válida!

Não deveriam ter leis e sim o nosso bom senso para entender ate onde vai a nossa vontade e a do outro.

Não entendo a lógica de defender o PL apenas por este caso dos galos. Foi uma brutalidade! Porém ninguém fez justiça, que poderia ser feita, se foram coniventes do que diabos estão falando da própria situação que vocês mesmos criaram???

Eu como protetora posso assegurar que não deixo e nem espero que exista lei ou autoridade que faça o que eu posso fazer. Quem presenciou o que aconteceu com os galos e ficou quieto é tão fdp quanto quem fez isto.

Agora aprovar a escravização animal achando que assim eles estão seguros é ignorância!!!
Um dia disseram e condenaram algumas etnias da nossa espécie apenas com desculpa para abusar, escravizar, matar, sem ter julgamento...Hoje continuam fazendo a mesma coisa, só com quem nem ao menos tem voz e nem queria estar no meio de nós.

Sou contra o PL e sou a favor do ser humano e dos animais! E acredito que seria muito bom que todos fossem, pela nossa própria sobrevivência.

Inocentes...aham...
Que qualquer coisa te defenda da sua inocencia....

Olha só, O Leonildo é uma criatura humana com moral duvidosa, pois defende uma prática até o momento ilegal e considerada imoral e antiética, mas, pelo menos, se identificou, gente! Que progresso!...melhor que anônimos covardes e hipocritas... mas o que eles tem em comum...Leonildo, na boa, raciocina antes de falar, isto vai te fazer muito bem, acredite.. e se nao conseguir, faça uma coisa boa pelo mundo (ao menos uma,né?) fica calado... ah, para os anonimos, idem, idem, idem...
Ass.: Ana Claudia

"O Verdadeiro teste moral da humanidade, teste tão radical e tão profundo que escapa ao nosso olhar, é provavelmente o de suas relações com os que mais ficam a sua mercê: os animais."

Olá, pessoas. Bom ver essa discussão; acabei de receber um e-mail, digitei a lei no google e apareceu esse tópico.
O Brasil é enorme mesmo. Onde eu moro não se fala a favor de brigas entre animais para o sustento de pessoas, e isso não faz parte da nossa cultura popular.
Quem sabe ao invés de matar galos em briga, esses indivíduos não briguem por si mesmos, em uma exibição? Pode ser uma saída, quem sabe vestidos de galo, para lembrar a cultura... Não vai acabar com a cultura, sei lá, faz a dança da briga de galo ou algo que lembre como os ancestrais se divertiam.
O fato é que NÃO PODEMOS REGREDIR. Se o IBAMA erra, não é motivo para aceitarmos outros erros, mas sim motivo de cobrar dos responsáveis pelo acontecido.
E tem mais, é grande evolução a possibilidade de estarmos discutindo isso aqui. Se colocaram na mente de uns indivíduos que eles necessariamente devem tirar seu sustento de maus tratos, pois não é possível outro meio, é também por nossa causa e nosso voto. A falta de educação (não entendam do modo pejorativo, por favor) se mostra no pensamento estanque, sigamos dando bons exemplos e educando nossos filhos.
Um forte abraço.

Ah, achei esse site que é mais atual. Alguém pode me ajudar, eu não consigo abri-lo
http://www.camara.gov.br/sileg/prop_detalhe.asp?id=20554

Peço não mim entenda mal, mais a partir de seu ponto de vista, já imaginou vocês protetoras castrarem seus esposos, filhos e irmãos, quantos problemas vocês não iam evitar, os bichinhos iam ficar caseiros com os cabelos lisos gordinhos e não sairiam mais para rua em busca de namoradas ficando livres do risco de DST, acidentes e outros males que pudessem acontecer, Senhores os galos já mais sobreviveriam sozinhos como vocês imaginam o que é preciso se defender é a vida dos galos de brigas, procurem se informar sobre essa espécie, pois vocês nunca se incomodaram com a vida desses animais, o que vocês querem afinal é exterminar uma espécie? Procurem conhecer o que é um galo combatente e não permitam que a ignorância e a intolerância destruam esses animais, quando vocês acusam um criador são seus galos que são condenados à morte sem direito a defesa geralmente uma autoridade enfurecida solta todos juntos e ai começa o verdadeiro mau trato, e depois para esconder a loucura que cometeram matam todos, porque se tornam impotentes diante de animal único, e que só obedecem a lei da natureza.

Ahh é claro senhor Galopaciência, esses galos de briga são de espécies naturais, que se encontravam na natureza se degladiando sem motivo, até que os maravilhosos humanos os encontraram e, autruistamente, resolveram garantir que eles não se extinguissem. Não, eles não eram galos que tinham características mais agressivas, mas que foram criados e cruzados durante centenas de anos (conforme li em vários artigos dos adeptos dessa estupidez contra os animais) para se tornarem seres sem outro propósito senão atacar seus semelhantes para dar lucro aos seus criadores. Quem é que poderia discordar? Tenha a santa paciência.

Obviamente esses animais têm direito às suas próprias vidas, e o IBAMA certamente deve rever suas práticas. O que devemos pensar é em como proporcionar a estes animais uma vida digna, talvez acondicionando-os em pequenos terreiros separados e individuais, e, acima de tudo, impedir que essa abominação criada por humanos inescrupulosos continue. Os que estão aí deve sim ter seu direito à vida garantido, mas a espécie não têm sentido de ser perpetuada.

O que vão argumentar é: quem é você para decidir qual espécie deve ser perpetuada? O que eu respondo é: sou uma pessoa tentando usar o bom senso e o coração, uma pessoa que tem noção que a vida, e a qualidade de vida dos outros animais, são tão importantes quando as dos humanos.

Imaginem que algum louco crie crianças completamente à parte da sociedade. Crianças que não conheçam o convívio com o resto da civilização, que não sejam educadas a se comunicarem, e que sejam treinadas simplesmente para atacar o próximo em troca de comida.

Vocês vão achar legal? Esse louco vai dizer que é a cultura dele (e dos amigos loucos dele, afinal de contas os idiotas sempre encontram seus pares), e que essas crianças foram criadas para isso. Não seria igualmente amoral?

Obviamente seria errado pegar essas crianças e jogar em uma fogueira, ou enterrar vivas. Mas seria correto mantê-las se matando por comida, ou simplesmente porque é a unica coisa que elas sabem fazer? Valeria a pena garantir que mais dessas crianças continuassem a nascer? As que já nasceram obviamente tem direito à vida, e com isso digo uma vida com qualidade, sem agressões e maus tratos.

Buscarei mais informações sobre esses Projetos de Lei, e certamente assinarei qualquer abaixo assinado que lute contra a brutalidade contra os animais.

“Os que estão aí deve sim ter seu direito à vida garantido, mas a espécie não têm sentido de ser perpetuada”
Não cabe nem um comentário, onde esse moço leu algo sobre essa espécie?Com certeza não foi estudo cientifico e sim algo destruidor de mídia ignorante e golpista pos, aí está o reflexo da intolerância, estamos diante de um neonazista cuidado amigos com essa maneira de proteger.

Eu li algo sobre esta espécie em sites de praticantes das brigas de galos.

O fato de a 5.000 anos haverem registros de brigas de galos significa simplesmente que os humanos estão praticando sua estupidez a 5.000 anos.

Ser antigo significa ser bom? Pegue todas as velhas praticas como o apredrejamento em público e a amputação do clítoris das mulheres são igualmente antigas e todos lutaram para serem extintas.

Falar li algo sobre essa espécie e querer exterminá-la, é uma falta de responsabilidade sem tamanho, estupidez é fazer renascer o nazismo e condenar uma raça (espécie) ao extermínio por uma intolerância sem razão, estupidez é uma pessoa com uma patologia crônica não ter direito a um tratamento, estupidez é se comparar a preservação de uma espécie com amputação de clitóris, e apedrejamento em publico.

É o lado sádico do ser humano, se o homem é capaz de torturar o próprio homem, imagine então o que é possível fazer com aqueles que não tem "voz".

Para mim, a pior crueldade é aquela que diverte.

Não sejamos inocentes, sempre existirá esse tipo de gente, mas apesar deles, não podemos ficar inertes, nosso dever é evitar o sofrimento e a dor dos animais.

Presisamos separar manifestações culturais de sadismos sociais.

JK

O RODEIO é um lixo cultural (norte) americano que teve sucesso aqui no brasil por causa de idiotas que adoram ver e socar a bunca na sela do cavalo!
segura (e aperta o testículo do touro) peão!!!!

olá, gostaria de solicitar o uso do seu texto (na íntegra) para promover esse movimento. Irei utilizar os seus créditos. qq dúvida, me mande um email silviablink182@gmail.com

Bom, não posso negar que fiquei muito triste e chocada com algumas opiniões favoráveis ao PL 4548/98. Mas, se estamos numa democracia e se somos bem educados, vamos respeitar.
Porém, não posso deixar de dizer que sou totalmente contra o intento deste PL e tb que sou contra qualquer tipo de crueldade com animais.
O sofrimento alheio não deve ser motivo de prazer. Isso, antes de tudo, é uma atitude egoísta. Além disso, fazendo um paralelo com a escravidão humana, mta gente tb pensou ser um absurdo lutar por eles, afinal, tudo estava tão bem naquele esquema, não é mesmo?
Mas está na hora, aliás, passada a hora de adquirirmos uma consciência fraterna, e enxergarmos os animais como nossos semelhantes.
Já dizia assim São Francisco de Assis...

Eu acredito que devemos ter direitos para os animais, pois eles fazem parte do nosso meio, e todos devemos viver em harmonia, a pessoa que é a favor da Lei que desvalida a proteção, é um insensato e não conhece a verdade, muito menos a Deus...porem eu creio que a pratica do rodeio, e de outros eventos envolvendo animais, como animais criados em cativeiro não seje um crime, e sim uma tradição, ou uma cultura sim, tirar isso do povo, seria a mesma coisa que apagar a memoria de uma vida. Um animal como o Boi, hoje em dia é criado e recriado, e temos todo o controle sobre eles. Abomino o maltrado, mas neste caso em específico temos o controle, o boi é consumido no mundo inteiro e criado por várias nações, longe de entrar em extinção. Desaprova o maltrato com animais domesticos, temos total controle sobre todas os animais sobre esta terra entregues por Deus(quem crê em Deus e na sua palavra sabe do que stou falando)acredito que o homem deva usufluir de todas as coisas que Deus deu de uma maneira responsavel, sabemos que muitas coisas o homem ja destruiu e não deu valor. Cabe a nós cuidar para que não se acabe. Todas as coisas são aceitáveis, mas nem todas as coisas nos convém fazer. Acredito que Deus não desaprova um rodeio, mas com certeza desaprova a maldade de coração, a crueldade. No caso desses eventos culturais, não acredito que foram criados para sucitar a crueldade ou maldade nas pessoas, tudo não passou de uma brincadeira que se tornou frequente, e se tornou assim uma tradição em meio a um povo.

Salvo aqui todas as pessoas que não comem qualquer tipo de carne aqui, que não se alimentem de seres vivos, bipeds, quadrupdes.....creio que essas podem ser os verdadeiros protetores dos animais...apesar que uma folha de alface é tão viva quanto nós, ainda não achei nenhum protetor das folhas, dos legumes, verduras....enfim. Não vamos radicalizar pessoal.

Agradeço o espaço aberta para deixar minha opinião.

Z!

Com certeza www.animazms não faz a minima idéia da realidade dos animais criados para consumo...
Fale com Deus, depois que ele te der uma presposta por email, carta, ou qualquer coisa que vc possa comprovar me comunique...vou ficar feliz em saber que não se trata do comodismo e ignorância sua e de milhares de pessoas, mas uma recomendação do divino.

Ja que vc tem intimidade o suficiente para saber o que ele pensa, nos comunique assim que tiver.

Enquanto isso tudo que disse é desnecessário...
Animal é animal, a dor é igual...todos merecem respeito a sua condição!
Carne, pele, rodeio, é apenas parte da nossa ignorância baseada na nossa propria animalidade em querer sempre subjulgar alguma espécie para nos sentirmos mais importantes.

Não somos mais importantes do que nada que vive nesta Terra.

Abraço!

www.animazms Eu o Ordeno mande Stella ler o livro de Gêneses, lá está minha Palavra se ela não acreditar é problema dela, faça sua parte.

Ó PRAÍ Ó KKKKKKK!!!

Eu estou vendo um e-mail de Deus ou estou ficando louco?

Ahhhhhh biblia...tinha q ter um argumento imbecil destes!
Demorou para aparecer uma asneira desta..

é por isso q eu prefiro meu gato!

E aquele que fizer zona aqui vai ter o comentário excluido.

Regras da casa, vc tem as suas e eu as minhas.
Se limitem as opiniões sobre o PL e não sobre mim ou futilidades que não levarão a nada.


Obrigado!

Elton...nao entendi nada do que vc perguntou. Respira fundo, e me escreve por e-mail que te respondo, por aqui não!

Se querem ser respondidos e respeitados, tentem escrever em português pelo menos inteligivel.
Todos nós agradecemos!

Que absurdooo esses comentários idiotass e esses descasos pelos animais...
Sou totalmente contra essa lei indiscutivelmente ridicula!!!!!
Agora esses seres totalmente inofensivos nem proteção terão mais??

Era só oq me faltava...!!!!!

NÃO AO PL 4548/98

ODEIOOO ESSES DEPUTADOS QUE FICAM COÇANOO O DIA INTERO E FICAM INVENTANDO ESSAS IDIOTICES PA USA EM SEUS PRÓPRIOS BENEFICIOS!!!

LAMENTAVEL

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

é isso ai stella,eliminar galos combatentes da face da terra, com ajuda do ibama vamos matar todos, pra fazer de alimento pra nossos gatinhos

sim ao pl4548/98

Não ao PL e não a gente mal informada que fugiu da aula de interpretação de texto. Escola ja! =D

Nos brasileiros temos que reunir todos a favor da PL-4548/98 que traz grande benéfico para nosso povo. Esta na hora do IBAMA e das Secretarias \do Meio ambiente de cada cidade reverem e atualizarem seus conceitos sobre a preservação e a conservação de nossa biodiversidade, pois com o intuito de remediar, a cura pode acabar matando o paciente (nossa fauna). Isto quer dizer que em se acabando com as brigas de galo, estaremos acabando com os galos de briga, ou seja, estaremos sentenciando esta espécie ao seu fim biológico, pois a convivência desta espécies entre os seus membros é particularmente difícil. Existem muitos voluntários, os pequenos e grandes criadores, os galistas. Deixe-os em paz. Paraiba, Campina Grande
Nome: Antonio Farias Gouveia

Tadel Lima
O brasil precisa de pessoas inteligentes igual a você parabéns pelo seu comentário que sao muito bom. Pela sua coragem de fala com total segurança, isso é muito bom pra nosso país.
DIGA SIM AO PL4548/98.
Fica com Deus

O Brasil precisa de um presidente que apoie a cultura, as tradições e os costumes, isso porque o nosso povo espera a mais de dez anos. E até agora não veio este apoio.

Diga sim ao pl4548/98!

São mais de 80 milhões de pessoas que gostam de suas tradições e seus costumes. Isso é muito bom para o nosso país.
O que está faltando é uma liderança para nos unirmos em todo o Brasil e gritarmos: "O PL É O MELHOR PARA O NOSSO POVO".
Nós, brasileiros, só conseguimos alguma coisa para as pessoas, se sairmos as ruas em todo país.

Vamos unirmos com todas as pessoas que gostam de suas tradições. Vamos levar a Brasília mais de 1 milhão de pessoas pelas ruas até o palácio do presidente Lula.
Tenho certeza que ele vai apoiar nosso movimento. E o Pl4548/98 é o melhor para o Brasil.
Vamos lutar e apoiar todos aqueles deputados que lutaram com toda seriedade e coragem ao aprovarem o pl4548/98, pensando na maioria das pessoas que trabalham pelo crescimento do país.

Espero que todos senadores tenham a mesma coragem, a mesma sinceridade, e o mesmo respeito pelo nosso povo, e aprovem o pl4548/98.

Stella, parabéns pelo blog. A pouco estou lutando pela causa animal em minha cidade (Ribeirão Preto) e o que mais me desanima e entristesse é encontrar pessoas que não entendem, que não evoluiram, acomodadas no seu mundinho,... Mas uma colega de profissão, ao me ver esboçar descrença na possibilidade de as coisas mudarem, disse pra não me importar com as pessoas, elas iam me desiludir e decepcionar mesmo. Eu tinha que continuar pelos animais. Então, digo o mesmo a você: continue! Pelos animais.

Sinto muito pelos que consideram o rodeio, a vaquejada, as rinhas e brigas entre animais um esporte. Vocês deveriam se informar mais sobre o assunto. Ver o que acontece com esses animais. Olhar nos olhos assustados de um boi de rodeio por não entender o que está acontecendo.

Empatia. Imagine-se na pele de qualquer um desses animais. Não venha se justificar com frases feitas, copiando o pensamento de outros ignorantes que alegam cultura, empregos, renda, mas na verdade estão manipulando todos vocês para continuar com os bolsos cheios.

Pra mim as pessoas deveriam assumir sua condição. Quer ver briga? Vai lá você e lute até a morte. Quer ver rodeio? Monta seu amigo e sai pulando na arena. Vaquejada, farra do boi, sei lá o que? Sai correndo enquanto seu amigo vem atrás pra puxar seu rabo, te laçar pelas pernas e te derrubar violentamente no chão.

Não é justo usar de quem não pode se defender.

Não é porque você pode que vai sair fazendo o que quer, quando quer, do jeito que quer, sem pensar nos outros (incluido os animais).

Esporte é o que a gente vê nas olimpiadas.
Arte e cultura temos nos teatros, cinemas, na música.

Por que ao invés de apoiar um Projeto de lei esdruxulo desses e seus idealizadores você não vai cobrar escola, hospital, incentivo à cultura, transporte, enfim, tudo aquilo que o Governo deveria fazer e que não faz? Para de defender quem não tá nem aí pra você.

Sinceramente, não espero resposta. Provavelmente nem volte nesta página. Só precisava escrever minha opinião pra liberar a angustia que surgiu diante de tantos absurdos. Mas se com isso pelo menos um de vocês parou pra pensar, me dou por satisfeita.

paraiba hahahahahahahahahahahahahahah

paraiba hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah

Stela Roveda.

Muito obrigado pelas palavras, concordo plenamente com tudo.
Muito obrigado pela opinião e por se identificar...Esta faltando gente de coragem neste mundo.

Abraço!

Está na hora do governo federal criar coragem e acabar com o Ibama, isso porque ele nunca protegeu os animais, e sim, massacra os animais!

Isso é uma vergonha para o nosso país. Nós que gostamos de viver nossas tradições,não temos o direito de conviver elas. Porém, para pagar imposto, o governo não esquece!
Olhe presidente para o povo que te apoiou. É o povo humilde que votou na vossa excelência. Está na hora de vossa excelência apoiar o povo brasileiro.

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

pl sera votado quando

Tanta hipocrisia dessas pessoas que são contra as tradições e costumes. Isso é uma vergonha. O galismo tem mais de 500 anos no Brasil e no mundo. Como é que querem acabar com a historia do nosso Brasil?
Vamos lutar para liberar todas as rinhas de galo em todo o Brasil, porque faz parte da nossa cultura. O galismo traz muito emprego para nosso povo, principalmente para aquelas pessoas carentes que vivem passando fome nos quatro cantos do país. Isso é uma vergonha. Vamos lutar a favor do nosso povo, que não pode parar. Vamos ficar com olhos abertos naqueles políticos que são contra o galismo no Brasil. Diga sim ao PL4548/98!
Um abraço para todos os galistas e ao meu amigo Nemesio Raimundo da Silva, "o babaça" de Minas Gerais. Que faz parte da nossa historia do galismo. Você é uma lenda viva e o galismo tem muito respeito por você.

robson....
é...,tem mesmo,q voltar do passado a vélha educaçõ!!!
pq a de hoje,não vai ter geito não!!!
tão dando mas educação a cachorros do q filhos..
tão achando q animais"cachorro e gatos"
vão ser mau tratados pq não terão amparo na lei..
no passado cachorro e gato tinha mas serventia
pr o dono comia de tudo e vivia até 12 anos quando ô cachorro éra bom vigia,cruzava ele e tirava filhótes pr tomar seu lugar quando ele ja não aguuentava maz andar...
hoge vejo castrando cachorro e gatos pé durosvira "vira latas"ou cachorro de póbre..
assimm emfião em casa um animal enfelizes pq não teve chance de procriar....
acho q tão mesmo querendo é ganhar dinheiro com cães de raça,kaaros pr se manter.........
me fala uma coiza se eu tenho um cachorro castrado,gósto dele, ôô q faço pr ter filhótes dele...
sera q terei q clonar ele......
aii fika carooo née gente do bemm....abç

quando o pl4548/98 for aprovado.
dará a outros animais o direito de ser mostrado
assim como cachorros e gatos
e...ólha,q vai ter um animal q sera mas popular no brasil e vai ser o "galo de briga"
as lójas terão q vender produtos,pr o espórte e ganhara muinto dinheiro com a venda dos produtos
os veterinarios tambem vão ganhar muinto dinheiro com os galos..pq tem gente muinto bem de condições no galismo e não são poucos não!!
esse é meu ponto de vista.........tem q mudar essa lei ambiental assim quem gósta de cachorro e gatos cuida do q gósta!!
e quem prefére outro animal fara o mesmo.....
Robson galista com orgulhooooooo...........
e não tenho medo de admitir q gósto de galo de raça!!!!!!!!!!!!!!!!

cade a verdade sobre o pl 4548/98.???!!!
eu quéro saber
pq eu,só tou vendo aee,muinta conversa fiada...
eu tou vendo q,quem é contra ja vão ter q se acostumando pq esse pl vai ser aprovado!
e quem gósta de seu animais!! cuide bem deles
pq se for pego na rua vai ser pego pl carróçinha e vai ser sacrificado
assim como fazen com os galos indios igualdade
pr todos
assim ninguen mas dechara seu animal na rua correndo atras dos outros"se realmente góstar de seu animal" de estimação....

o.O a opinião é livre...mas escrevam com carinho gente!
Escrever em bom português é a melhor forma de se fazer entender.

vou deixar de trabalhar e montar, e montar uma ONG protetora dos animais, so assin eu ñ faço nada..

Quem sabe fazendo isso senhor anônimo o senhor entende o valor de uma vida, amplia os horizontes e descobre que ong não vive de recursos proprios. Quem sabe quando o senhor conseguir humildade suficiente para pedir aos outros um pouco de compaixão, aprenda o quanto é digno o trabalho de quem vive para dar o pouco quem tem aos animais...

Sua opinião completamente inútil!

recursos dos outros, andando de carro importado roupa da hora, isso tudo fosse so dos animais ah ah ah trabalho mascarado defensora do dinheiro dos animais ou quem sabe consumidora

um pouco pro os animais, e um montão p as ONGs

Ou vcs não entendem nada de Ong, ou estão pensando que o Ibama é uma Ong...
Realmente, ta dificil de entender este pessoal..

Se informem pessoal, por favor!!! Isso ajuda a dar confiabilidade em sua opinião.

ESPERO QUE AS PESSOAS QUE ACESSAM ESSE SITE, TOMEM ATITUDES FORTES CONTRA ESSE ORGÃO QUE SE DIZ FAZER CUMPRIR A LEI EM BENEFÍCIO DOS ANIMAIS ( IBAMA),E APÓS AS APREENSÕES DE GALOS , SIMPLESMENTE MATAM OS ANIMAIS DE FORMA PERVERSA. EU SINCERAMENTE SE FOSSE UM GALO DE BRIGA, PREFERIRIA TENTAR MINHA SORTE NAS LUTAS, Á CAIR NAS MÃOS DO IBAMA. VAMOS PROTESTAR CONTRA ESSE ÓRGÃO QUE ESTÁ COMETENDO O MESMO CRIME DOS QUE SÃO JULGADOS POR ELES COMO CRIMINOSOS.

bom dia,pr vcs amigos!!
hoje,venho com tristeza perguntar a todos q viram
o q fizeram com os galos aprendido no nordéste...
disséram q os galos estavam machucados e cheio de remédios proibido,q não servia pr consumo humano nem animal.
mas os q comandaram e grande operação cheios de orgulho do q fizeram..
até balanço d operação chamada de birrinha contra a juiza d´5 v da fazenda da paraiba...
que deu uma liminar a favor do galismo...
foi uma grande operação prenderam,abuzaram dos galistas com algemas e outras coizinhas q só quem tava la viu!!
aee vem o balaço...
falaram q ia ser assim agóra no nordéste,reprender esses crimeees...
mas eles,tambem praticaram,muintos crimes!!
botaram os galos pr brigar em seguida aprenderam os bichos e disséra q serião levados pr o ibama
pr isames clinicos com veterinarios,pr saber da situação dos animais"veterinario"disse q os galos estariam com muintos machucados e com medicamentos proibidos assim como anabolizantes.
por calza diço estarião impróprio pr consumo umano e animal.
mas,enventaram de doar pr os detentos...
aii...vc me diga se os galos não servia pr consumo humano e nem animail,dique eles tão chamando os detento???ae ja é outro crime ou não..
acho q são,cobaias q tão comendo um bicho envenenado,ou eles não existen...
me descuupe por não ser inteligente igual a vcs
aee não sei muinto bomno portugues pq fugi da escóla pr trabalhar bem cedo ehoje tou tentando me adaapitar a esse mundo...abç robson indignado..

De fato se as denúncias sobre o IBAMA forem verdadeiras, cabe a nós, protetores dos direitos dos animais, mais um protesto contra esse órgão público corrupto e cruel. Mas uma maldade não pode justificar outra. Eu sou de santa catarina e tenho vergonha da tal farra do boi. A pessoa tem de ser muito ignorante e insensível pra se divertir com sangue. Uma vergonha. Fica difícil até de conviver com seres humanos desta espécie. Quer cultura???? Vá ler, tocar instrumentos, faça cinema, pinte um quadro, mas não me venha com esse pensamento DEMENTE que farra do boi e afins se enquadram em cultura. Tá faltando um pouco de estudo talvez.

Para anônimo. Sou contra qualquer mal trato. A qualquer animal ou pessoa. E sei também que vai demorar muita até que a raça humana se recicle e mude seus conceitos. Até para ser um bom protetor e uma boa pessoa, precisa se ter paciência. Paciência que fica ainda mais difícil quando lidamos com pessoas como o Sr. Que só coloca defeito no pouco que é feito. Que só tem um ponto de vista. E que julga sem conhecer. Te garanto que entendo mais das várias espécies da fauna que o Sr. Pode ter certeza. E não vivo na cidade. Só pra esclarecer.

So um aviso aos galistas...
A função, protetor de animais, não necessita de diploma, nem curso profissionalizante, nem de experiência. Protetor é aquele que vai a luta por tudo que sabe que está errado.

Caso a pessoa goste de animais espere alguma atitude de alguém que se intitule como protetor, este mesmo pode ser intitulado como BUNDÃO!
Os protetores so se diferem dos não protetores pela coragem.

Os protetores não esperam que alguém faça alguma coisa, fazem o que precisa ser feito.

Eu no lugar dos senhores teria vergonha de cobrar uma atitude da nossa parte, sendo que os senhores tem saúde e voz como qualquer um aqui para se fazer entender.

Agora se mesmo assim persistirem nesta desculpa furada de que "os protetores não fizeram nada pq so gostam de cachorro e gato" não reclamem de ainda serem mal vistos, ignorados e criticados por aqueles que tem mais coerencia e coragem.
Pq quem gosta cuida e não espera que os outros cuidem por ele...

isso mesmo stella esta faltando coragen para os galista,gosto da especie combatente mas fazer o que.

pq vc ñ vao atras de vaquejada

Putz! Comentários inúteis do tipo: "eu sou a favor da aprovação" devem ser relevados e ignorados. Só alguém bem tapado é capaz de aprovar um absurdo deste!

Sem mais discussões! .p
Isadora

Ao invés de ficarem correndo atraz de criadores de galos, de passarinhos, de cachorros, e outros....porque não vão proteger a amazônia? Todos os dias saem caregamentos e mais carregamentos de madeira para enriquecer os poderosos, isso se vê porquê o desmatamento não para!Sem falar do tráfico de animais silvestres, aí sim estariam protegendo a natureza!

Vamos continuar a festa de anonimos entao: Estou fora do Brasil a 10 anos e tenho vergonha de dizer que sou brasileira simplesmente pelo tipo de gente que "conheco" que considera crueldade contra animais cultura! em US, dia 12/04/2010 foram presos 200 pessoas pegas em uma rinha de galos e nao tinha uma unica pessoa educada no meio. Eram tipos que da pena de ver, e que nao tem condicoes/educacao/valores de ganhar a vida de uma forma honesta e tem que usar sofrimento de animais para isso. Sao esses na verdade os que gostam desse tipo de coisa.
A Amazonia sendo extinta... crueldade contra animais dosmetico nao eh mais crime. podemos usar animais para a "religiao" da magia negra. Daqui uns dias estupro nao sera mais crime, pois eh cultura brasileira tambem, alias ja vem de muitos anos nao eh. Molestar criancas entao, sera programa de final de semana! vamos la, vamos dar essas ideias a nossos super deputados porque na verdade podemos transformar isso de certa forma que tb podemos criariar muitos empregos a "pais e maes de familia" nao eh?

Desculpa pelos comentarios, mas fico indignada com o tipo de gente que faz nossas leis, pelo tipo de gente que aprova as atitudes. Fico triste com a quantidade de desastres que estao acontecendo no Brasil, mas ao mesmo tempo nao eh ato que tudo isso esta acontecendo, e com certeza continuara cada vez mais forte.

Agradeco todos os dias pelo fato de que ainda existam gente no Brasil que esta la para proteger animais contra o que os ignoratntes chamam de "cultura brasileira", que ainda existe gente que protege o pouco que resta da nossa amazonia...

fika aee onde vc tha sua aberraçãoo....
no brasil tambem não faz falta gente assim
como vc dn:ridicula metida a besthaaa...
vc..., é q é a vergonha de um pais!!!!!!!!!!!!!
eu robinson tavares..não sou anonimo,amo meu pais!!!!!
bóta seu nome aeee !!!!!!!!!

Concordo com muitos que colocaram a opiniao ai a cima...
As rinhas de galo são comuns no Amazonas, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná. Nessas rinhas os animais têm esporas e bicos reforçados com pontas de aço e são forçados a lutar até a morte. O que é no mínimo uma atitude covarde. Se essas pessoas têm tanta agressividade reprimida, devem procurar tratamento psicológico ou entrar eles mesmos em lutas livres.

Sou completamente contra crueldade.

A pessoa que mora fora do Brasil: foi forte o teu comentario, mas nao posso deixar de concordar com a maioria (nao tudo) das coisas que vc falou, e para completar tenho que comentar o que um senhor uma vez me disse: Admiro muito mais as prostitutas que pelo menos ganham a vida fazendo uma crueldade com seu proprio corpo e nao sao covardes como pessoas que fazem os bixos brigarem por esporte. Na hora pensei que o cara tava maluco, mas depois de pensar na situacao tive que concordar com ele.
O que vc falou sobre os que estao envolvidos com rinhas de galos, cachorros, passarinhos eh verdade.. eu me envolvi com isso a muito tempo e fico envergonhado com meu passado, mas eu nao tinha outra opcao. Nao tinha estudo nem emprego. Estava envolvido com drogas... Hoje olho para minha esposa, nossa filha e nossos 2 cachorros e me orgulho de ter mudado. Sou feliz e meus esportes nao tem nada a ver com crueldade. Eu to aqui tentando mudar a opiniao de quem usa os bichos para lutas, mas ainda amo meu Brasil...

stella quando sera votado o pl 4548/98 o que devemos fazer para muda essa situaçao

Gente, eu entrei em contato por e-mail com varias organizacoes de animais, mas eu acho que se isso ainda nao votado tem ainda muitas coisas q podemos fazer... olha esse site abaixo, eh um abaixo-assinado contra essa lei. alem de assinar temos que avisar o max de pessoas possiveis que assinem tambem... por e-mail, orkut, e tds os meios possiveis. Nao sei se esse eh o unico abaixo assinado, mas eh um comeco.
Isso tem que se fazer publico.

http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?pl454898&901

boa informacao a respeito:

http://www.wspabrasil.org/latestnews/2009/Com-o-Projeto-de-Lei-4548-1998-nossos-animais-estao-em-apuros.aspx

Quem faz comentários ofencivos sobre práticas das quais não tem conhecimento suficiente assina seu atestado de ipócrita, isso é para essa que se diz fora do Brasil... tenha vergonha de você mesma e fique onde está. Eu sou a favor da aprovação do projeto de lei 4548-1998, temos que corrigir os erros absurdos dessa lei, pra vocês terem uma idéia, até castradores de porcos são considerados criminosos, isso é ridículo.

Stella, parabéns pelo blog e por suas bonitas idéias. Admiro sua luta em defesa dos animais e, pela Justiça, me alio a vc nas batalhas que vc está travando.

É incrível ver idéias cretinas e ignorantes de maus tratos aos animais ganharem ares de tradição e cultura e serem defendidas por aqueles cujo egoísmo e cujos interesses econômicos não permitem que se importem com a sorte ou o sofrimento dos animais.

Meu único alívio não é a questão depender nem dos deputados, nem dessas pessoas que escrevem contra os animais, já que a matéria é de ordem constitucional. Assim sendo, qualquer projeto de lei que passe pelo Congresso será declarada inconstitucional pelo STF, já que a Constituição Federal, essa sim reflexo da concepção humanística do povo brasileiro, proíbe qualquer prática que submeta os animais à crueldade (Constituição Federal, art. 225, §1º, VII).

Para os que duvidarem do acima exposto ou me questionarem do ponto de vista jurídico, respondo: fui advogado por 9 anos e há três anos e meio trabalho no Jurídico de uma entidade da Administração Direta Federal. Portanto, não estou falando a toa, sem base jurídica.

Parabéns, Stella, pela defesa dos animais, questão cuja nobreza define a bondade do teu ser.

Roberto

Stella

Não permita perfis anônimos. Quem quiser defender uma opinião deve mostrar o próprio nome, já que a própria Constituição Federal proíbe o anonimato (CF, art. 5º, IV e X).

Essa proibição constitucional visa conferir liberdade de expressão a qualquer cidadão do povo, mas visa também punir aqueles que, abusando desse direito fundamental, ofendem a honra alheia, como o anônimo acima, que além de não dizer nada que se aproveite, cometeu crime contra a honra do IBAMA.

Fica muito fácil para ele(a) ou eles(as) sustentar qualquer bobagem e se colocarem sob o manto do anonimato.

Não permita mais esses perfis, Stella. Nem vc, nem eu, nem as pessoas de bem merecem ouvir esses apanhados de bobagens.

Roberto Alonso

Este comentário foi removido pelo autor.

Gente vamos lutar pela aprovação do PL 4548/98 que é a única saída para manter a nossa identidade, nossa vaquejada, prova de laço, cavalgada e até pescaria esportiva, não vamos deixar que minoria por ser mais sensível, ou simplesmente mal informada imponham seus pontos de vista, atropelando o direito dos outros, quando o artigo 32 da lei 9.605/98 foi criado sua intenção seria proteger nossa fauna silvestre e os animais de carga e tração de trabalharem em condições cruéis, e a agressão humana sobre alguns animais de estimação, porem cometeram a falha de não especificar o que deveria ser considerado crime ambiental no tocante a animais domésticos e hoje cada um interpreta de acordo com o que lhe é conveniente, e se não for aprovado esse PL 4548/98 as ONGs vão continuar querendo ditar as normas em nosso país, e atropelando nossa constituição ao ponto de exterminarem nossa cultura popular, liberdade de fazer as coisas que não prejudicam a sociedade nem ao meio ambiente é o que há de mais bonito numa democracia, temos que nos proteger desses filhos da dita dura.

“Por que os protetores dos animais não querem essa aprovação do Pl 4548/98 ?
“Folha de São Paulo do dia 26/11/2008, folha A3, “Quem tem medo da CPI das ONGs? As ONGs receberam em 6 anos, aproximadamente 34 bilhões de reais.
Agora pasmem: “somente as organizações que se dedicam a causas ambientais e de defesa dos animais, receberam segundo o IBGE com aumento de mais de 60%, MAIS DE 3 VEZES DO QUE RECEBERAM AS ÁREAS COMO SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL.”
Percebe-se claramente que o maior interesse das entidades protetoras é o lucro fácil, pois vivem de doações seja ela particular, privada ou do governo e na maioria das vezes não há nenhum tipo de fiscalização sobre o que é feito com esse dinheiro.
O artigo 32 da lei 9.605/98 nada mais é do que um instrumento de propaganda para essas entidades, ela não foi criada para isso e nem para prender pais de família devido a julgamentos puramente interpretativos da promotoria e juízes”.

sera que o pl4548/98 ten chance,pq se for pra favorecer acultura nordestina, pode continuar sonhando....pq o nordeste é tão descriminado pq pq pq tanto preconceito..me desculpe se escrevi errado pq no nordeste ñ ten investimento na educação..... digan sin ao pl 4548/98

Com certeza ajudará quem lida com animais, pessoas que são contra esse projeto vivem nos centros das cidades e não tem noção da importância desse projeto para nós e para milhões de pessoas espalhadas por esse Brasil afora.

os politicos ñ ligan pro nordeste se for para favorecer o nordeste,nordestinos pare de sonhar kkkkkkkkkkkkkk, quen depende da cultura pra sobreviver que morra de fome ass;organizaçao não governamental ou ONG

que tal CPI das ONGS, protetoras dos animais

quen tiver novidades q favoreça o pl 4548/98 coloquen no BLOG,e diga sin ao pl

Vamos acompanhar de perto o andamento desse projeto, assim que tivermos novidades estaremos divulgando, digam sim ao PL 4548/98.

Umas das frases mais conhecidas de Gandhi continua sendo uma das melhores. " A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem medir-se pela forma como tratam os animais".
Penso que, em relação a este assunto, estamos divididos em três tipos de pessoas:
As que acham que é normal se divertir com sangue e dor, nesse caso que praticassem tais atos entre seus parceiros que compartilham da mesma idéia, tipo clube da luta entendem...?; As que já perceberam que pra se alimentar nós evoluímos um pouco e descobrimos sementes, massas e outras formas saudáveis de comida sem precisar matar ou ainda perceberam que pra se aquecer existem tecidos e peles sintéticas que além de serem mais baratas não carregam impregnada em seu corpo a dor e o medo que algum bicho sentiu e ainda as que não estão pensando a respeito e preferem não se envolver. Eu estou com o segundo tipo. O tipo que quer evoluir. Como eu já havia dito algum tempo atrás neste mesmo blog, quer cultura vá ler um livro! Vá fazer cinema ou dê aula para crianças carentes. Mas não esconder a covardia atrás de seres que sentem medo e dor e não podem se defender. Eles sempre perdem. Sempre.

Este comentário foi removido pelo autor.

O fernanda.

esta frase de gandhy é baboseira de filosofia, sabe porque? porque há nações muito ricas e nações muito pobres, nações pobres precisam do trabalho animal em lavouras, para carregar coisas pesadas,também para o lazer por não terem os grandes parques de diversões, nem videogames, nem internet acessiveis. um pais rico tem mil e uma coisas para se distrair e os automóveis para carregar coisas pesadas.

teve um idiota que falou neste site; que os EUA e Europa caminham para o progresso em relação aos animais, porém não sabe que na frança e espanha e vários estados dos EUA, tem a liberação das brigas de galos através de leis, saindo para outros continentes; japão é uma potência e mesmo assim cultiva o combatente Shamo(galo de briga) através de seleção para rinhas. ASS; marcus

Stella

Ninguém merece ler as baboseiras que os defensores de rinhas e de rodeios escreveram acima. Eles sabem que o PL 4548/98 vai ser julgado inconstitucional por afrontar o art. 225 da Constituição Federal e entraram em total desespero. Já não levam o debate a um patamar elevado. Partem para agressões e, por isso, Stella, eles merecem ver suas mensagens deletadas.

Embora eu não seja titular de nenhum cargo em nenhuma ONG, auxilio sim e com todo o prazer tais entidades, pois conheço a história de muitas delas que me fazem ter o orgulho de ajudá-las. Ao contrário do exposto por essas pessoas que apoiam rinhas e rodeios, as entidades de proteção aos animais NADA RECEBEM a título de repasse de verbas governamentais, embora sejam as que mais necessitam.

Os profissionais do Direito que se prezam e que defendem a Justiça e a verdade estão esperando ansiosos a aprovação do PL 4548/98 porque sabem que será derrubado porque é inconstitucional.

Roberto

marcus
O roberto com certeza muitas opiniões postas aqui são deletadas, isto prova que a sensura e a falta de capacidade para debate está bem presente. Blogs de verdade não sensura opiniões contrárias só pra dizer que a maioria é "desensor de animais" afinal galo na panela qualquer um defende.

Olá Anonimo

Então desse problema eu não padeço, pois aqui em casa TODOS se abstém de maus tratos aos animais, inclusive com relação à alimentação. Ninguém aqui em casa consome carne, portanto ninguém em minha casa submete animais à crueldade para a satisfação do paladar.

E, ao contrário do que se possa pensar, temos uma alimentação de incrível qualidade e sabor, que chama demais a atenção de das pessoas que consomem carne e vêm nos visitar. Elas ficam perplexas com a qualidade e o sabor dos alimentos e muitas delas atestam não conhecerem outras alternativas com relação à alimentação.

O mesmo se diga com relação à quase totalidade dos protetores de animais que conheço. Digo quase mas não conheço nenhum caso de protetor de animais que consuma carne. E conheço muitos.

Com relação à dita censura, reafirmo sim a necessidade de censura de alguns comentários, por estarem eles ultrapassando o que se pode entender por opinião e abusando do direito de expressão, imputando FALSAMENTE delitos e condutas difamatórias a entidades como o IBAMA e às ONGs de proteção aos animais. Isso, por si só, não só deve ser extinto neste blog, como merece investigação e exemplar punição por parte das autoridades.

Para que se esclareça o ocorrido, as ONGs que sofreram investigação (algumas) eram ONGs de assistência social e de educação. As ONGs de proteção aos animais são entidades sem qualquer amparo, algumas com milhares de animais para alimentar, e que mal conseguem se manter.

Assim, inverteram a realidade dos fatos. Inverteram valores. E, o que é pior, desfiguraram os valores do povo brasileiro. Os valores mais importantes ao povo, cristalizados a partir da cidadania, estão contidos na Constituição Federal. Nesse sentido é o art. 225, VII, da Carta Magna:

"Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

§ 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

(...)

VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade."

Tal dispositivo constitucional, mais do que um direito social, é considerado direito fundamental e, portanto, cláusula pétrea, insuscetível de modificação por emenda constitucional (CF, art. 60, §4º, IV). Isso denota a importância do tema para o povo brasileiro de quem emana todo poder (CF, art. 1º, § único). Está lá, na Constituição Federal, para quem quiser ver. E é justamente por isso que o PL 4548/98, ainda que aprovado pelo Congresso Nacional (o que eu duvido), não será aplicado, pois é inconstitucional desde o nascedouro, já que resulta diretamente em maus tratos aos animais.

O Supremo Tribunal Federal, com acerto, proibiu a farra do boi e impôs pesadas multas exatamente por tal prática contrariar o preceito constitucional em exame.

Doutrinadores (cientistas do direito) do mundo todo caminham no sentido de se abandonar a perspectiva antropocêntrica do Direito, em que só o homem é sujeito de direitos, para o reconhecimento de direitos fundamentais básicos aos animais. A respeito do tema (Direito dos Animais), já despontam expoentes de valor no campo jurídico. Aliás, a defesa dos animais sempre contou com expoentes não só no campo do Direito como também no da Filosofia (Pitágoras, Voltaire, Schopenhauer e muitos outros) e da política (Gandhi, Thomas Jefferson entre outros).

Portanto, práticas que expõem os animais à crueldade, não só são anacrônicas, como antijurídicas. Implicam crime. E ponto final.

Sou contra maltratar animais e concordo com o comentário acima. Acho que a gente deveria criar uma lista com o nome dos deputados que estão apoiando o PL 4548/98, para nunca mais votarmos neles.

Tá apoiado. Vamos ver quem são os deputados que apoiam esse projeto e nunca mais vamos votar neles.

Boa idéia Luciana!!! Kem sabe assim esses deputados naum se tocam e param com essas idéias.

Acho a idéia boa, principalmente nesse ano de eleição.

"Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações”
Roberto por favor, me tire duas duvidas: Qual é o órgão publico Ong ou associação que preserva o galo combatente?
Onde estão, e como estão sendo tratados todos os galos apreendidos ate hoje?

As vaquejadas, Rodeios, pescarias esportivas já fazem parte da manifestação cultural brasileira e de vários países do mundo. Logo, a lei deverá andar em consonância com a sociedade, ou seja, de acordo com a cultura de um povo e não contra ela, pretendendo modificar uma realidade existente e enraizada na sociedade brasileira. As vedações, as proibições e as perseguições devem ser feitas em virtude de lei e não de ideologias, tendo em vista que se vive em um estado de legalidade. Diante deste contexto, este artigo busca responder ao seguinte questionamento: Há um amparo legal para as atividades que envolvem animais com status de cultura popular, como esses acima citados.
Há um amparo constitucional no art. 215, §1º da Constituição Federal de 1988 para a prática de esportes, pois estas atividades têm status de cultura popular. Deve-se também ao fato de que o art. 32 da Lei nº 9.605/98 (Lei das Sanções Penais e Administrativas Ambientais), não tipifica o ato de praticar esportes que utilizem animais, como crime de maus tratos, ferindo com isso o princípio da legalidade.
Além de ser um artigo vago e impreciso quando é empregado para coibir os esportes que envolvem animais e que possuem status de cultura popular, ferindo desta forma o princípio da reserva legal e de ser interpretado elasticamente para alcançar tais manifestações, o que é vedado pelo ordenamento jurídico brasileiro. Assim sendo, o Estado deveria limitar-se a coibir os excessos, ou seja, a regular à atividade, mas não proibi-la.

Aninha:

Respondendo às suas perguntas:

1) Qualquer ONG de proteção animal pode cuidar de galos combatentes apreendidos. Não há limitação nem ausência de vontade para tanto.

O que pode acontecer é de existir incompatibilidade entre os animais, sendo desaconselhável misturar cães com galos, pois uns podem ferir os outros.

2) Quanto ao destino dos animais apreendidos, cito o exemplo de Teresina (PI), onde os animais foram levados para a sede do Embrapa, onde receberam tratamento e alimentação. Muitos dos animais chegaram lá mutilados em razão das rinhas e alguns não resistiram.

A matéria está no site
http://www.ai5piaui.com/geral/18098/pronto-acabou-a-novela-dos-galos-de-briga-em-teresina.html

Em Volta Redonda (RJ), os galos apreendidos foram alimentados pelos próprios policiais.

Assim, é o que cumpre informar.

Roberto Alonso

Aninha:

Respondendo às suas perguntas

1) Qualquer ONG de proteção aos animais pode acolher galos combatentes, já que não há falta de vontade para tanto. O que pode haver é incompatibilidade entre os animais defendidos pela ONG. Ex.: misturar os galos com cães, já que uns podem ferir os outros.

2 ) Em Teresina, os galos foram encaminhados para a sede do Embrapa, onde receberam alimento e tratamento médico-veterinário, o que, com toda a certeza, foi muito melhor do que devolvê-los aos proprietários.

Maiores informações no site:

http://www.ai5piaui.com/geral/18098/pronto-acabou-a-novela-dos-galos-de-briga-em-teresina.html

Em vários outros lugares também foram alimentados e tratados.

Espero que a informação tenha sido útil não só a você como a todos.

Roberto Alonso

Tadeu Lima:

Há um entendimento pacífico dos tribunais no sentido de que as práticas desportivas ou atividades culturais não podem contrariar dispositivos da Constituição Federal. Esse foi o fundamento invocado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) quando da proibição da Farra do Boi em Santa Catarina. Portanto, minha interpretação não é elástica, já que encontra amparo na jurisprudência pacífica de nossos tribunais.

Nesse sentido, a invocação do art. 215 foi imprópria, pois a Constituição Federal deve ser interpretada sistematicamente, ou seja, como um todo harmônico, não cabendo ao intérprete invocar um dispositivo constitucional ou legal e negar vigência a todos os outros.

Assim, qualquer prática cultural ou desportiva é permitida, desde que não exponha os animais à crueldade (cf. art. 215, caput, combinado com art. 225, §1º, VII da Constituição Federal) ou não viole direitos fundamentais de outrem (Constituição Federal, art. 5º).

Quanto à tipificação do crime de maus tratos aos animais pelo art. 32, não importa se é cometida mediante práticas esportivas ou culturais. As práticas esportivas ou culturais devem se abster de expor os animais à crueldade. E ponto final.


Aos leitores do presente blog:

Vale a pena, para quem se interessar pelo assunto, verificar o julgamento da Farra do Boi pelo Supremo Tribunal Federal. Os argumentos expendidos pelos Ministros do Supremo Tribunal Federal encerram a questão ora debatida neste blog.

Roberto Alonso

A todos:

Segue abaixo a decisão do Supremo Tribunal Federal, que encerra a questão acima:


RE 153531 / SC - SANTA CATARINA
RECURSO EXTRAORDINÁRIO
Relator(a): Min. FRANCISCO REZEK
Relator(a) p/ Acórdão: Min. MARCO AURÉLIO
Julgamento: 03/06/1997 Órgão Julgador: Segunda Turma
Publicação
DJ 13-03-1998 PP-00013 EMENT VOL-01902-02 PP-00388
Parte(s)
RECTE. : APANDE-ASSOCIAÇÃO AMIGOS DE PETROPOLIS PATRIMÔNIO
PROTEÇÃO AOS ANIMAIS E DEFESA DA ECOLOGIA E OUTROS
RECDO. : ESTADO DE SANTA CATARINA
Ementa

COSTUME - MANIFESTAÇÃO CULTURAL - ESTÍMULO - RAZOABILIDADE - PRESERVAÇÃO DA FAUNA E DA FLORA - ANIMAIS - CRUELDADE. A obrigação de o Estado garantir a todos o pleno exercício de direitos culturais, incentivando a valorização e a difusão das manifestações, não prescinde da observância da norma do inciso VII do artigo 225 da Constituição Federal, no que veda prática que acabe por submeter os animais à crueldade. Procedimento discrepante da norma constitucional denominado "farra do boi".
Decisão
Após o voto do Senhor Ministro Francisco Rezek (Relator) conhecendo do
recurso e lhe dando provimento para julgar procedente a ação, nos
termos do pedido inicial, o julgamento foi adiado em virtude do pedido
de vista do Senhor Ministro Maurício Corrêa. Falou pela recorrida o Dr.
José Thomaz Nabuco de Araújo Filho e, pelo Ministério Público Federal,
o Dr. Mardem Costa Pinto. 2ª Turma, 03.12.96.
Decisão: Por maioria, a Turma conheceu do recurso e lhe deu provimento,
nos termos do voto do Relator, vencido o Senhor Ministro Maurício
Corrêa. Relatará o acórdão o Senhor Ministro Marco Aurélio (art 38,iv,b
do RISTF). Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor
Ministro Nelson Jobim. 2ª. Turma, 03.06.97.
Indexação
-PROIBIÇÃO, MANIFESTAÇÃO CULTURAL, DENOMINAÇÃO, "FARRA DO BOI",
ESTADO,
SANTA CATARINA, RESULTADO, SUBMISSÃO, ANIMAL, CRUELDADE . LEGITIMIDADE,
AÇÃO CIVIL PÚBLICA, PEDIDO, INICIATIVA, PODER PÚBLICO,OBJETIVO,
PROIBIÇÃO, MANIFESTAÇÃO POPULAR.
-VOTO VENCIDO, MIN. MAURÍCIO CORRÊA:
DESCABIMENTO, PROIBIÇÃO, MANIFESTAÇÃO
POPULAR, COMUNIDADE CATARINENSE, ORIGEM AÇORIANA, PROTEÇÃO,
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, REFERÊNCIA, "QUAESTIO FACTI", INEXISTÊNCIA,
"QUAESTIO IURIS", NATUREZA CONSTITUCIONAL . CABIMENTO, REPRESSÃO,
EXCESSO, RESULTADO, TRATAMENTO CRUEL, ANIMAL.
Legislação
LEG-FED CF ANO-1988
ART-00001 ART-00003 ART-00141 PAR-00016
ART-00215 PAR-00001 ART-00216 ART-00225
PAR-00001 INC-00007
CF-1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL
LEG-FED DEL-003688 ANO-1941
ART-00064
LCP-1941 LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS
LEG-FED LEI-007347 ANO-1985
LEI DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA
LEI ORDINÁRIA
LEG-FED SUM-000279
SÚMULA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF
Observação
-Acórdãos citados: RE 80934 (RTJ 85/563), RE 102436.
Número de páginas: (33).
Análise: 30/01/2007, JBM. Revisão:(RCO).

Doutrina
CAMPOS, Francisco. "Direito constitucional", 1956. v. II, p. 189.
NEMÉSIO, Vitorino. "Corsário das Ilhas", Livraria Bertrand, Lisboa, 2.
ed., p. 83.

Vixi, depois dessa acho que o pessoal das rinhas e rodeios não vão ter mais o que falar ...

A todos:

Segue abaixo a decisão do Supremo Tribunal Federal, que encerra a questão acima:


RE 153531 / SC - SANTA CATARINA - RECURSO EXTRAORDINÁRIO
Relator(a): Min. FRANCISCO REZEK
Relator(a) p/ Acórdão: Min. MARCO AURÉLIO
Julgamento: 03/06/1997 Órgão Julgador: Segunda Turma

Publicação DJ 13-03-1998 PP-00013 EMENT VOL-01902-02 PP-00388
Parte(s)
RECTE. : APANDE-ASSOCIAÇÃO AMIGOS DE PETROPOLIS PATRIMÔNIO PROTEÇÃO AOS ANIMAIS E DEFESA DA ECOLOGIA E OUTROS
RECDO. : ESTADO DE SANTA CATARINA

Ementa

COSTUME - MANIFESTAÇÃO CULTURAL - ESTÍMULO - RAZOABILIDADE - PRESERVAÇÃO DA FAUNA E DA FLORA - ANIMAIS - CRUELDADE. A obrigação de o Estado garantir a todos o pleno exercício de direitos culturais, incentivando a valorização e a difusão das manifestações, não prescinde da observância da norma do inciso VII do artigo 225 da Constituição Federal, no que veda prática que acabe por submeter os animais à crueldade. Procedimento discrepante da norma constitucional denominado "farra do boi".

Decisão
Após o voto do Senhor Ministro Francisco Rezek (Relator) conhecendo do recurso e lhe dando provimento para julgar procedente a ação, nos
termos do pedido inicial, o julgamento foi adiado em virtude do pedido de vista do Senhor Ministro Maurício Corrêa. Falou pela recorrida o Dr. José Thomaz Nabuco de Araújo Filho e, pelo Ministério Público Federal, o Dr. Mardem Costa Pinto. 2ª Turma, 03.12.96.

Decisão: Por maioria, a Turma conheceu do recurso e lhe deu provimento, nos termos do voto do Relator, vencido o Senhor Ministro Maurício
Corrêa. Relatará o acórdão o Senhor Ministro Marco Aurélio (art 38,iv,b do RISTF). Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor
Ministro Nelson Jobim. 2ª. Turma, 03.06.97.

Indexação -PROIBIÇÃO, MANIFESTAÇÃO CULTURAL, DENOMINAÇÃO, "FARRA DO BOI", ESTADO, SANTA CATARINA, RESULTADO, SUBMISSÃO, ANIMAL, CRUELDADE . LEGITIMIDADE, AÇÃO CIVIL PÚBLICA, PEDIDO, INICIATIVA, PODER PÚBLICO,OBJETIVO,
PROIBIÇÃO, MANIFESTAÇÃO POPULAR.

Legislação
LEG-FED CF ANO-1988
ART-00001 ART-00003 ART-00141 PAR-00016
ART-00215 PAR-00001 ART-00216 ART-00225
PAR-00001 INC-00007
CF-1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL
LEG-FED DEL-003688 ANO-1941
ART-00064
LCP-1941 LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS
LEG-FED LEI-007347 ANO-1985
LEI DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA
LEI ORDINÁRIA
LEG-FED SUM-000279
SÚMULA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF

Observação
-Acórdãos citados: RE 80934 (RTJ 85/563), RE 102436.
Número de páginas: (33).
Análise: 30/01/2007, JBM. Revisão:(RCO).

Doutrina
CAMPOS, Francisco. "Direito constitucional", 1956. v. II, p. 189.
NEMÉSIO, Vitorino. "Corsário das Ilhas", Livraria Bertrand, Lisboa, 2.
ed., p. 83.

Tadeu Lima:

Como se pode ver, o próprio acórdão do STF deixa claro que as manifestações esportivas ou culturais não podem deixar de observar o art. 225, VII da Constituição Federal. Isso encerra o debate.

Roberto Alonso

Ninguém falou que essas práticas esportivas estão liberadas, o assunto em questão é a aprovação do PL4548/98, um abraço.

Roberto, Você precisa sair do virtual, sua intenção pode ser boa, mas não se pode querer proteger o que não se conhece com certeza você não conhece a espécie galos combatentes, quando diz que qualquer Ong de proteção animal pode cuidar de galos você assina um atestado de ignorância quanto à espécie, e coloca um comentário do dia de 26 de agosto de site tendenciado a iludir a opinião publica, a verdade é que hoje não existem mais galos vivos, no outro caso no rio os soldados alimentaram os galos após a apreensão, e o resto da vida? Também estão todos mortos, Ongs, e Ibama não tem condição de abrigar essas aves, porque não têm estrutura para tal coisa, pos eles brigam espontaneamente e se mutilam é o caso dos galos do Piauí que foram apreendidos antes do combate e foram mutilados pela ignorância de pessoas que insistiram em colocá-los no mesmo espaço, em João Pessoa na pressa chegaram a enterrar vivos, no Paraná degolaram, no rancho dos gnomos castraram 32 e tentaram doar, são essas ações praticadas por pessoas que não conhece essa espécie e se arvoram a protegê-la, que mal esses galos fizeram a pessoas como você? Isso é galo fobia, verdadeiros “galofobos” na tentativa desesperada de exterminar uma espécie.

As pessoas que lêem nossos comentários, não são sem noção como o Senhor imagina, São pessoas inteligentes e vão perceber a Vossa intenção de confundir as coisas, a questão em debate é o PL 4548/98 que vai corrigir o infeliz artigo 32 da lei 9.605/98 que é o maior equivoco existente, deixa espaços para pessoas mal intencionadas praticarem excesso e até roubo como é o caso de João Pessoa, Alagoas e Piauí onde funcionários do Ibama praticaram arrastão e ainda mataram os animais apreendidos em nome de uma lei que ironicamente seria para protegê-los, e os ignorantes e maus intencionados protetores dando cobertura através de uma mídia covarde e sensacionalista, assim como esse seu comentário mostrando uma decisão sobre a farra do boi, um fato isolado em nosso imenso país, dizendo que qualquer Ong pode criar galos de brigas, que a Embrapa do Piauí está cuidando de galos e por ai segue as repetidas mentiras que de tanto se ouvir parecem verdade, e quando se depara com a versão verdadeira dos fatos tenta impor seu ponto de vista e diz ponto final, ou este assunto está encerrado. É um grande engano Senhor, este assunto está apenas começando, precisamos mostrar a verdade e doa em doer, nesses três estados existem vários processos contra o Ibama e contra alguns policiais corruptos que abusando de autoridade persegue e humilham cidadãos em nome desse maldito artigo que serve para covardia e propaganda de Ongs.

Vamos lutar pela a aprovação do PL 4548/98 não retira o artigo 32 da lei 9.605/98 e sim modifica retirando o termo domestico e domesticado, isso porque este equivoco levou as pessoas despreparadas a ser doutrinadas facilmente para desprezar nossas culturas, e incentivar a destruição de esportes praticado e admirado por mais de 64 milhões de brasileiros, maus tratos contra animais domésticos e domesticados serão punidos através do PL 5952/2009(Do Senhor Regis de Oliveira) Restabelece o art. 64, do Decreto Lei nº. 3.688/1941, tipificando novamente a conduta de tratar animal doméstico com crueldade ou submetê-lo a trabalho excessivo como contravenção penal. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º – Esta Lei restabelece o art. 64, do Decreto Lei nº 3.688/1941, tipificando novamente a conduta de tratar animal doméstico com crueldade ou submetê-lo a trabalho excessivo como contravenção penal. Art. 2º – O art. 64, do Decreto Lei nº 3.688/1961, passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 64. Tratar animal doméstico com crueldade ou submetê-lo a trabalho excessivo: Pena – prisão simples, de dez dias a um mês, ou multa, de cem a quinhentos mil réis. § 1º Na mesma pena incorre aquele que, embora para fins didáticos ou científicos, realiza em lugar público ou
exposto ao publico, experiência dolorosa ou cruel em animal vivo. § 2º Aplica-se a pena com aumento de metade, se o animal é submetido a trabalho excessivo ou tratado com crueldade, em exibição ou espetáculo público. Art. 3º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala da Comissão, em 02 de setembro de 2009
Portanto está claro que queremos só que sejam respeitados nossos esportes e nossas culturas ninguém é louco ao ponto de querer maltratar animais exatamente por isso o PL 4548/98 será apensado ao PL 5952/2009

Sr. Kelliston:

Ainda com a aprovação do PL 4.548/98, não vai acontecer a liberação pretendida, por força do art. 225, §1º, VII da Constituição Federal. O PL será inconstitucional desde o nascimento. Pare de se iludir. Portanto, um abraço para você.

Aninha e Tadeu Lima:

Há uma inversão de valores e de informações da vossa parte.

Se se recorre à informações veiculadas pela mídia, vocês dizem que a mídia é mentirosa, apenas pelo fato de não dizerem aquilo que vocês desejam ler ou ouvir.

Se se invoca a Constituição Federal, fruto dos anseios de nosso povo, há negativa de vigência ao art. 225, §1º, VII ou qualquer outro que contrarie vossos interesses.

Por sua vez, o art. 32 da Lei 9.605/98 é chamado de "um equívoco" apenas porque não atende vossos interesses.

As ONGs de proteção aos animais, segundo V. Sªs, são mentirosas. O IBAMA, segundo V. Sas., longe de proteger os animais, os matam. Quem defendem os galos, segundo V. Sas., são os que os criam para rinhas, como se delas os galos já não saíssem mutilados ou mortos. Vimos pela TV as apreensões e o que aconteceu aos galos de briga.

Se se diz, com base no que o próprio Régis de Oliveira escreveu, que o mundo caminha para legislações que conferem maior proteção aos animais, isso é negado por V. Sas.. Só é verdade aquilo que vocês querem que seja verdade.

Há carência de seriedade em vossas alegações e, quanto a isso, não é preciso dizer mais nada. Todos deste blog já perceberam isso.

E o assunto não está só encerrado, como já nasceu morto. Não tenho o menor medo da aprovação do PL 4.548/98. Já se contam 11 anos desde a apresentação do projeto. Ademais, é ano de eleição e os deputados não vão arriscar o desempenho eleitoral para aprovar um projeto porcaria como esse. Depois disso, se passar pela Câmara (quanto deputados estão de acordo?), ainda tem o Senado, tem o veto presidencial, a eventual derrubada do veto...

E ainda depois disso tudo, se aprovado, virá a Ação Declaratória de Inconstitucionalidade, com pedido liminar, com base no art. 225, §1º, VII da Constituição.

Portanto, que venha o PL ...

Roberto Alonso, você é um craque pra mentir e contar piadas, muito boa KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Putz Roberto, não perde tempo com essa galera,o PL nem vai ser aprovado esse ano e esses caras Galista, Galopaciência, Aninha, Tadeu Lima etc são todos a mesma pessoa.

dá uma olhada mais acima eles escreveram todo mundo na mesma hora, são o maior "fake" e pensam que estão apavorando... huahuahuahuahaua

Meu, a galera que curte os animais nem está mais respondendo, vc está com a maior boa intençaõ, nem perca mais seu tempo, essa galera só falou merda até agora.

Senhor Roberto quem ta invertendo os valores é o Senhor, a mídia não é mentirosa porque não diz o que eu não quero ouvir, ela é mentirosa porque não procura ouvir os dois lados da questão, a constituição federal protege os animais assim como protege as manifestações culturais, e nem um momento foi negado a vigência de nem uma lei citada, o artigo 32 da lei 9.605/98 tornou-se um grande equivoco dado o exagero de falsos protetores que tentam a qualquer custo exterminar uma espécie, as Ongs e o Ibama no caso em discussão, galos combatentes são mentirosos sim, e demonstram uma intolerância fora do comum, chegando a praticar atos que só você assistindo nesse link http://www.paraiba.tv.br/jpb1/index.php?ev=1&yearID=2008&monthID=8&d=2008-08-09
Veja aí operação gladiador que você vai ver uma pequena amostra do que são capazes. A entrevista do Ibama diz claramente o que vai ser feito com os galos, e depois a gente ver uma representante de uma Ong falar que os animais foram pra um centro de triagem, mais com certeza a verdade prevalecerá.

michael

Oh! anônimo, diz também que eu sou tadeu e aninha.

Voces não sabem que existem fanáticos e radicais para todo tipo de assunto e ações?

Roberto alonso, é um fanático radical que se diz preocupado com galinhas e bois.

tadeu é um fanático que compreende que a aprovação do pl 4548/98 será melhor para todos,

e eu obviamente acho que tadeu está certíssimo.

chega de hipocrisia, pois voces deveríam ter nascido nas filipinas onde ocorre o campeonato mundial de briga de galos, com certeza teríam conceitos muito diferente

Meu, claro que vc é o tadeu e a aninha, vc nem sabe inventar nome... Michael huahuaahuahuahuahuahua

meu, para que a galera que curte animais tá te dando mó gelo, fika na sua, tá feio pro seu lado, vc ta dando uma de manezão

Anônimo:

Se é verdade que uma única pessoa está se passando por mais de uma neste blog, isso é realmente lamentável.

Não havia percebido isso. Se tivesse percebido realmente não perderia meu tempo.

Agradeço pela informação.

Roberto Alonso

A todos os anônimos assistam a esse vídeo muito bom pra quem vive no anonimato, e caluniando a todos que não comungam com suas idéias equivocadas. http://www.youtube.com/watch?v=00DCnmSc4Io

michael

o anonimo que falou antes de roberto alonso;

tu fala como giria de quem mora nas favelas do rio de janeiro. sai com teu fumo pra lá.

e sai dessa de achar que eu e aninha e tadeu é o mesmo. pra provar esta mentira teria que rastrear em que estado se localiza o ip de cada um. o meu seria da bahia.

o desse anonimo concertaza seria da favela da rocinha, maior favela da américa latina.

meu, para
vc acha q aki no blog vai ter ip
se tivesse ia te dar mó canseira fikar indo de pc em pc ... huahuahuahuahua

se tivesse ip todo mundo ia ver q o q parece ser um monte de gente é apenas um único cara tirando onda com a galera

huahuahuahuahhuahuahauahau

ae galera, dá só um look se a galera da briga de galos naum é um só

liga só na hora das msg

Anonimo - 18/09/09 - 14:48
Anonimo - 18/09/09 - 14:49
Elton - 18/09/09 - 14:53
Bruno da Silva - 18/09/09 - 14:57

Tadeu Lima - 29/09/09 - 10:57
Leonildo B. da Silva - 29/09/09 - 11:12

Galopaciencia - 6/10/09 - 19:12
Tadeu Lima - 6/10/09 - 19:35

Tadeu Lima - 7/10/09 - 5:52
Galopaciência - 7/10/09 - 6:08

Anônimo - 19/10/09 - 9:30
Galopaciência - 19/10/09 - 9:39

Deus - 22/10/09 - 10:51
Galopaciência - 22/10/09 - 10:58
Tadeu Lima - 22/10/09 - 11:07

Bruno - 12/10/09 - 16:13
Anonimo - 12/10/09 - 16:15

Bruno - 26/10/09 - 11:45
Anonimo - 26/10/09 - 11:46

Anonimo - 01/12/09 - 15:24
Elton - 01/12/09 - 15:27

Tadeu Lima - 21/02/10 - 16:06
Aninha - 21/02/10 - 16:13

Naum, naum é o msm naum ... e toda a galera nasceu ontem ... huahuahuahuahuahua

Gente vamos lutar pela aprovação do PL 4548/98 que é a única saída para manter a nossa identidade, nossa vaquejada, prova de laço, cavalgada e até pescaria esportiva, não vamos deixar que minoria por ser mais sensível, ou simplesmente mal informada imponham seus pontos de vista, atropelando o direito dos outros, quando o artigo 32 da lei 9.605/98 foi criado sua intenção seria proteger nossa fauna silvestre e os animais de carga e tração de trabalharem em condições cruéis, e a agressão humana sobre alguns animais de estimação, porem cometeram a falha de não especificar o que deveria ser considerado crime ambiental no tocante a animais domésticos e hoje cada um interpreta de acordo com o que lhe é conveniente, e se não for aprovado esse PL 4548/98 as ONGs vão continuar querendo ditar as normas em nosso país, e atropelando nossa constituição ao ponto de exterminarem nossa cultura popular, liberdade de fazer as coisas que não prejudicam a sociedade nem ao meio ambiente é o que há de mais bonito numa democracia, temos que nos proteger desses filhos da dita dura.

ae Tadeu, claro q vc eh a maioria, a maioria de um só ... huahuahuahuahuahua

ae galera
todos contra o PL 4548/98 !!!!!

ae galera, dá só um look se a galera da briga de galos naum é um só

liga só na hora das msg

Anonimo - 18/09/09 - 14:48
Anonimo - 18/09/09 - 14:49
Elton - 18/09/09 - 14:53
Bruno da Silva - 18/09/09 - 14:57

Tadeu Lima - 29/09/09 - 10:57
Leonildo B. da Silva - 29/09/09 - 11:12

Galopaciencia - 6/10/09 - 19:12
Tadeu Lima - 6/10/09 - 19:35

Tadeu Lima - 7/10/09 - 5:52
Galopaciência - 7/10/09 - 6:08

Anônimo - 19/10/09 - 9:30
Galopaciência - 19/10/09 - 9:39

Deus - 22/10/09 - 10:51
Galopaciência - 22/10/09 - 10:58
Tadeu Lima - 22/10/09 - 11:07

Bruno - 12/10/09 - 16:13
Anonimo - 12/10/09 - 16:15

Bruno - 26/10/09 - 11:45
Anonimo - 26/10/09 - 11:46

Anonimo - 01/12/09 - 15:24
Elton - 01/12/09 - 15:27

Tadeu Lima - 21/02/10 - 16:06
Aninha - 21/02/10 - 16:13

Naum, naum é o msm naum ... e toda a galera nasceu ontem ... huahuahuahuahuahua

ae galera
todos contra o PL 4548/98 !!!!!

michael

O anonimo;

um anonimo mandar duas mensagens uma atrás da outra não quer dizer que ele se passa por outra,e nem uma pessoa identificada mandar uma mensagem anonima. simplesmente a pessoa quer abordar um ponto de vista diferente. e concerteza muitos da sua turma também opinam como anônimo.

diferentemente é uma pessoa identificada se fazer de outra identificada

o anonimo vai falar de tua "paixão" por animais
aonde tu mora; na favela da rocinha.

Você conhece o PL.4548/98? É o que está em julgamento, porem não mentimos nem queremos induzir os leigos a uma decisão manipulada porque mentira tem pernas curtas, o que queremos é aprovação desse PL. para que possamos ter acesso aos nossos direitos garantidos na constituição brasileira e que é deturpado por pessoas mal intencionadas que querem se manter à custa de abrigos de animais mantidos por verbas publicas para Organizações não governamentais em quanto os trabalhadores e produtores são perseguidos não recebe nem um incentivo por parte do governo, paga os maiores impostos e ainda é injustiçado por juizes que nunca viram um animal pessoalmente e vivem num mundo virtual induzido por pessoas leigas, vamos lutar sim pela aprovação do Pl. 4548/98, pois é a única forma de corrigir o grande equivoco que é o artigo 32 da lei 6.905/98 que não tem nada descriminado o que seja maus tratos e é interpretada de acordo com interesse de cada um, nada mais justo que a modificação retirando o termo domestico e domesticado, isso porque este equivoco levou as pessoas despreparadas a ser doutrinadas por ONGs e facilmente passam a desprezar nossas culturas, e incentivar a destruição de esportes praticado e admirado por mais de 64 milhões de brasileiros, maus tratos contra animais domésticos serão punidos pela lei nº. 3.688 passa a valer imediatamente.

ae galera, dá só um look se a galera da briga de galos naum é um só

liga só na hora das msg

Anonimo - 18/09/09 - 14:48
Anonimo - 18/09/09 - 14:49
Elton - 18/09/09 - 14:53
Bruno da Silva - 18/09/09 - 14:57

Tadeu Lima - 29/09/09 - 10:57
Leonildo B. da Silva - 29/09/09 - 11:12

Galopaciencia - 6/10/09 - 19:12
Tadeu Lima - 6/10/09 - 19:35

Tadeu Lima - 7/10/09 - 5:52
Galopaciência - 7/10/09 - 6:08

Anônimo - 19/10/09 - 9:30
Galopaciência - 19/10/09 - 9:39

Deus - 22/10/09 - 10:51
Galopaciência - 22/10/09 - 10:58
Tadeu Lima - 22/10/09 - 11:07

Bruno - 12/10/09 - 16:13
Anonimo - 12/10/09 - 16:15

Bruno - 26/10/09 - 11:45
Anonimo - 26/10/09 - 11:46

Anonimo - 01/12/09 - 15:24
Elton - 01/12/09 - 15:27

Tadeu Lima - 21/02/10 - 16:06
Aninha - 21/02/10 - 16:13

Naum, naum é o msm naum ... e toda a galera nasceu ontem ... huahuahuahuahuahua

ae galera
todos contra o PL 4548/98 !!!!!

galera, repara só o jeito de escrever da aninha
eh identico ao do Tadeu Lima ... huahuahuahuahua
eh uma pessoa só
huahuahuahuahuahua

o pessoal da briga de galo eh a maioria de um soh .... huahuahuahuahua

Você conhece o PL.4548/98? É o que está em julgamento, porem não mentimos nem queremos induzir os leigos a uma decisão manipulada porque mentira tem pernas curtas, o que queremos é aprovação desse PL. para que possamos ter acesso aos nossos direitos garantidos na constituição brasileira e que é deturpado por pessoas mal intencionadas que querem se manter à custa de abrigos de animais mantidos por verbas publicas para Organizações não governamentais em quanto os trabalhadores e produtores são perseguidos não recebe nem um incentivo por parte do governo, paga os maiores impostos e ainda é injustiçado por juizes que nunca viram um animal pessoalmente e vivem num mundo virtual induzido por pessoas leigas, vamos lutar sim pela aprovação do Pl. 4548/98, pois é a única forma de corrigir o grande equivoco que é o artigo 32 da lei 6.905/98 que não tem nada descriminado o que seja maus tratos e é interpretada de acordo com interesse de cada um, nada mais justo que a modificação retirando o termo domestico e domesticado, isso porque este equivoco levou as pessoas despreparadas a ser doutrinadas por ONGs e facilmente passam a desprezar nossas culturas, e incentivar a destruição de esportes praticado e admirado por mais de 64 milhões de brasileiros, maus tratos contra animais domésticos serão punidos pela lei nº. 3.688 passa a valer imediatamente.

"para que possamos ter acesso aos nossos direitos garantidos na constituição brasileira e que é deturpado por pessoas mal intencionadas que querem se manter à custa de abrigos de animais mantidos por verbas publicas para Organizações não governamentais em quanto os trabalhadores e produtores são perseguidos não recebe nem um incentivo por parte do governo"

Queridos como funciona isso?? Ha muitos anos recolho animais da rua tenho contato direto com Ongs que vivem de doação e trabalho voluntário e que passam extrema necessidade, já que entendem tanto, expliquem ai como faz para termos ajuda destas verbas publicas que ha meses vcs dizem aqui e eu que estou no meio nunca ouvi falar.

Sr. Roberto, que coisa feia, se passando por anônimo para bagunçar o debate, isso é a cara de falsos protetores, que não sabem diferenciar um galo de uma galinha e saem em defesa de doações pra alguma instituição de exploração animal, usando o artigo 32 da 9.605/98 (Lei da interpretação radical) como material de propaganda, mais continue que isso só vai nos ajudar na luta em favor do PL.4548/98 que vai corrigir essa anomalia jurídica.

Deixa eu ajudar vcs um pouco!
Definição de Ong:
A ong (organização não-governamental) é definida como uma entidade sem fins lucrativos e que não está vinculada a nenhum órgão do governo. Essa denominação foi utilizada pela primeira vez pelo Ecosoc (Conselho Econômico e Social das Nações Unidas), em 1950. A criação de uma ong começa com o interesse de um grupo com objetivos comuns, disposto a formar uma entidade legalizada, sem fins lucrativos.

Fonte: http://www.sebraesp.com.br/faq/criacao_empresa/criacao_empresa/definicao_ong

Ou seja, qualquer coisa que obtenha lucros nao é ong!

Agora gente vamos parar de falar do que não sabem! Vcs não tem noção do trabalho dos protetores, do arduo trabalho de manter diversos animais nas condições mais adversas possíveis com a mínima ajuda!
E vocês estão defendendo algo sem razão, como dizer que a água não molha! Quem quer proteger uma espécie não coloca ela para brigar ate a morte. Este meio de diversão é a coisa mais primitiva que existe! Evoluam! Pense nisso!

Sem mais!

Bom dia stela, com certeza o repórter do Folha de São Paulo deve ter detalhes, é a fonte dessas noticias.
“Folha de São Paulo do dia 26/11/2008, folha A3, “Quem tem medo da CPI das ONGs? As ONGs receberam em 6 anos, aproximadamente 34 bilhões de reais.
Agora pasmem: “somente as organizações que se dedicam a causas ambientais e de defesa dos animais, receberam segundo o IBGE com aumento de mais de 60%, MAIS DE 3 VEZES DO QUE RECEBERAM AS ÁREAS COMO SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL.”

Mostre a fonte! E quais ongs foram estas?

“Este meio de diversão é a coisa mais primitiva que existe! Evoluam! Pense nisso!”

Até concordo que esse meio de diversão seja primitivo, mais foi ele que trouxe essa espécie até nossos dias através de milhares de amos, e a probabilidade deles morrerem em combate é de 10 % e quando as autoridades apreendem é de 100% e sem os odiados galistas seus verdadeiros preservadores essa espécie se exterminará, é só você observar ninguém que não goste do esporte cria essa raça porque é muito trabalhosa, dado sua belicosidade.

Sim, se nao fosse isso nao estariamos aqui. Mas aonde vc acha que continuar fazendo isso vai nos levar?

Vc vai descobrir vida em outros planetas assim?
Amigo, não batemos mais pedrinhas para fazer fogo!

E outra coisa, pra ser criador da raça tem que leva-los para rinhas? Algumas raças de cachorros foram criados para entrar em combate, e hoje em dia, por mais que ainda existam mentes pequenas, a maioria das pessoas criam estas raças por gostarem dela, como cães de companhia.
Qual o problema em continuar a criação destes galos sem leva-los a rinhas?

olha esta discução vai longe,falo por mim respeitando os dois lados,acho claro que maltratar um boi em nome da cultura, prá mim, acho imcompreensivel,porque eu naum sou da região e depois a imagem é chocante,bom por outro lado aqui onde eu moro ,tinha um frigorifico de frangos,que dava aos granjeiros ,os pintinhos e toda as condições para tratar até eles se tornarem frangos de abate,mais chegou uma epoca de crise[1 ano atras] e eles abandonaram os granjeiros com toda produção,isto é,deixaram mais de 1 milhão de pintinhos e frangos morrerem de fome ,passou em telejornais e toda mídia relatou o caso ,e fiquem surpresos naum apareceu nenhum defensor de animais para defende -los ,fiquei triste pela inoperancia de tudo e de todos e acho que é escolhido por interesse financeiro atitudes as vezes de um sentimento raivoso quanto as pessoas que realizam festa do peão e chego mais além até de pessoas que fazem briga de galo,porque o problema eu vou colocar como eu acho:- não há crime e nem pecado matar uma galinha ou um galo,como um boi ,uma rolinha,uma paca,uma capivara desde que os animais silvestre tivesse uma fiscalização quanto a quantidade de animais pudessem ser abatidos por cada pessoa;o crime naum esta na pesca e nem lugar nenhum porque o homem tem o direito de usar os animais para sua alegria,para fechar o assunto ,sou contra aos homens que degradam o meio ambiente e que coloquem em risco de extinção qualquer fauna e flora de nosso habitat.agora montar cavalo,pescar de vara,rodeios,briga de galo,é so diversão dos sofrido povo brasileiro,eles já naum tem nada ,e querem tirar a unica coisa que eles tem prá se distrair ;peço o bom senso a todos;as vezes o odio nos cega;por isso em primeiro lugar amar o próximo,a lei diz que devemos amar até os inimigos e depois vem amar a natureza e com responsabilidade saber desfrutar das carnes ,das frutas ,verduras, peixes e tudo mais.falei.

Caro anônimo! O Mais triste de tudo é que você mora no lugar aonde ocorreu o problema e ficou esperando protetores agirem.
Não existe uma profissão, nada que qualifique se vc é ou nao protetor. Não são deuses nem super heróis, vc poderia ter agido tanto quanto qualquer protetor, visto que protetor é quem age na ajuda de quem precisa.

Mas isso eu ja disse aqui e vcs voltam a dizer a mesma coisa, ignorando a própria responsabilidade, paciência ne!

E concordo, devemos amar ao próximo, seja ele humano ou não, de que espécie for, o amor nao é algo utilizável apenas na nossa espécie.

Mas existem coisas que a preguiça, o comodismo de vocês nunca vão deixar enxergar. Fico triste em saber que muitos aqui vão morrer no escuro.

Sinto pelos q sofrem pela ignorância dos humanos.

Sem mais por hoje...

huahuahuahua ... ae, Aninha, eh + facil o Roberto ser vc do q eu ... vê c eu mandei msgs uma atraz da outra, igual vc, mó marcaçao huahuahuahuahuah

Stella, naum perde tempo, eh apenas um karinha rinhero q ker c passar por um monte d gente.

ae Aninha mudo de nome????????? huahuahua
agora eh anonimo ... huhahhuahuahuahua

o rinheiro eh tadeu de dia e aninha a noite ... huahuahuahuahuah

meu, para q tah feio pro seu lado
mo papel ridiculo
c passando por um monte soh pra fala q eh maioria
huahuahuahuahuahuahua

desculpe a galera do bem, q eu sei q veio aki numa boa pro debate do PL
mais o rinhero veio aki causar e soh falou goiaba
e se passou por um monte de gente q nem era

daí naum deu pra dxa barato
digam naum a sacanagem do rinhero
digam naum ao pl

ae galera confere a hora das msg e ve se naum eh o msm krinha q tah causando


Anonimo - 18/09/09 - 14:48
Anonimo - 18/09/09 - 14:49
Elton - 18/09/09 - 14:53
Bruno da Silva - 18/09/09 - 14:57

Tadeu Lima - 29/09/09 - 10:57
Leonildo B. da Silva - 29/09/09 - 11:12

Galopaciencia - 6/10/09 - 19:12
Tadeu Lima - 6/10/09 - 19:35

Tadeu Lima - 7/10/09 - 5:52
Galopaciência - 7/10/09 - 6:08

Anônimo - 19/10/09 - 9:30
Galopaciência - 19/10/09 - 9:39

Deus - 22/10/09 - 10:51
Galopaciência - 22/10/09 - 10:58
Tadeu Lima - 22/10/09 - 11:07

Bruno - 12/10/09 - 16:13
Anonimo - 12/10/09 - 16:15

Bruno - 26/10/09 - 11:45
Anonimo - 26/10/09 - 11:46

Anonimo - 01/12/09 - 15:24
Elton - 01/12/09 - 15:27

Tadeu Lima - 21/02/10 - 16:06
Aninha - 21/02/10 - 16:13

Este comentário foi removido pelo autor.

di novo essas msm mentira????
para, meu, tah falando soh goiaba ...


ae galera confere a hora das msg e ve se naum eh o msm krinha q tah causando


Anonimo - 18/09/09 - 14:48
Anonimo - 18/09/09 - 14:49
Elton - 18/09/09 - 14:53
Bruno da Silva - 18/09/09 - 14:57

Tadeu Lima - 29/09/09 - 10:57
Leonildo B. da Silva - 29/09/09 - 11:12

Galopaciencia - 6/10/09 - 19:12
Tadeu Lima - 6/10/09 - 19:35

Tadeu Lima - 7/10/09 - 5:52
Galopaciência - 7/10/09 - 6:08

Anônimo - 19/10/09 - 9:30
Galopaciência - 19/10/09 - 9:39

Deus - 22/10/09 - 10:51
Galopaciência - 22/10/09 - 10:58
Tadeu Lima - 22/10/09 - 11:07

Bruno - 12/10/09 - 16:13
Anonimo - 12/10/09 - 16:15

Bruno - 26/10/09 - 11:45
Anonimo - 26/10/09 - 11:46

Anonimo - 01/12/09 - 15:24
Elton - 01/12/09 - 15:27

Tadeu Lima - 21/02/10 - 16:06
Aninha - 21/02/10 - 16:13

Ae aninha jah falo mentira d+ pra uma ficha soh
huahuahuahuahua

ae aninha muda de nome de novo
quem sabe ai o pessoal pensa q eh outra pessoa
huahuahuahuahuahuahuahuahua

Este comentário foi removido pelo autor.

di novo essas msm mentira????
para, meu, tah falando soh goiaba ...


ae galera confere a hora das msg e ve se naum eh o msm krinha q tah causando


Anonimo - 18/09/09 - 14:48
Anonimo - 18/09/09 - 14:49
Elton - 18/09/09 - 14:53
Bruno da Silva - 18/09/09 - 14:57

Tadeu Lima - 29/09/09 - 10:57
Leonildo B. da Silva - 29/09/09 - 11:12

Galopaciencia - 6/10/09 - 19:12
Tadeu Lima - 6/10/09 - 19:35

Tadeu Lima - 7/10/09 - 5:52
Galopaciência - 7/10/09 - 6:08

Anônimo - 19/10/09 - 9:30
Galopaciência - 19/10/09 - 9:39

Deus - 22/10/09 - 10:51
Galopaciência - 22/10/09 - 10:58
Tadeu Lima - 22/10/09 - 11:07

Bruno - 12/10/09 - 16:13
Anonimo - 12/10/09 - 16:15

Bruno - 26/10/09 - 11:45
Anonimo - 26/10/09 - 11:46

Anonimo - 01/12/09 - 15:24
Elton - 01/12/09 - 15:27

Tadeu Lima - 21/02/10 - 16:06
Aninha - 21/02/10 - 16:13

ae galera, da um look de novo

Aninha - hoje - 06:40
Galopaciencia - hoje - 07:07

ae galopaciencia muda de nome de novo
quem sabe ai o pessoal pensa q eh outra pessoa
huahuahuahuahuahuahuahuahua

poe galoimpaciente ... huahuahuahuahua

Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

di novo essas msm mentira????
para, meu, tah falando soh goiaba ...


ae galera confere a hora das msg e ve se naum eh o msm krinha q tah causando


Anonimo - 18/09/09 - 14:48
Anonimo - 18/09/09 - 14:49
Elton - 18/09/09 - 14:53
Bruno da Silva - 18/09/09 - 14:57

Tadeu Lima - 29/09/09 - 10:57
Leonildo B. da Silva - 29/09/09 - 11:12

Galopaciencia - 6/10/09 - 19:12
Tadeu Lima - 6/10/09 - 19:35

Tadeu Lima - 7/10/09 - 5:52
Galopaciência - 7/10/09 - 6:08

Anônimo - 19/10/09 - 9:30
Galopaciência - 19/10/09 - 9:39

Deus - 22/10/09 - 10:51
Galopaciência - 22/10/09 - 10:58
Tadeu Lima - 22/10/09 - 11:07

Bruno - 12/10/09 - 16:13
Anonimo - 12/10/09 - 16:15

Bruno - 26/10/09 - 11:45
Anonimo - 26/10/09 - 11:46

Anonimo - 01/12/09 - 15:24
Elton - 01/12/09 - 15:27

Tadeu Lima - 21/02/10 - 16:06
Aninha - 21/02/10 - 16:13

Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fora PL 4548!!!!!!!!!!!!!!!!!

meu, molocagem foi a sua
vc sacaneou a galera do blog
se fez passar por + de 1 pessoa

pra qquer outro a gente apresenta o argumento, mano
pra vc q sacaneou naum

alem do + vc jah tomou a maior lavada de argumento de todos desse blog q gostam d animais
tve q inventa ate mentira pra rebate
entaum q naum tem argumento eh vc

Quem quer proteger uma espécie não coloca ela para brigar ate a morte. Este meio de diversão é a coisa mais primitiva que existe! Evoluam! Pense nisso!

ênfase nisso ae ^

pena que não existem tantas 'Stellas' por ae =|

Concordo plenamente, quem realmente tem amor por um animal (seja um galo, seja qquer outro animal) não provoca o estresse nela, não a faz ter ferimentos ou mutilações ou morte

Quem gosta dos animais nao vai aceitar esse PL nunca

Aproveitando a frase acima

Fora PL 4.548/98 !!!

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

di novo essas msm mentira????
para, meu, tah falando soh goiaba ...


ae galera confere a hora das msg e ve se naum eh o msm krinha q tah causando


Anonimo - 18/09/09 - 14:48
Anonimo - 18/09/09 - 14:49
Elton - 18/09/09 - 14:53
Bruno da Silva - 18/09/09 - 14:57

Tadeu Lima - 29/09/09 - 10:57
Leonildo B. da Silva - 29/09/09 - 11:12

Galopaciencia - 6/10/09 - 19:12
Tadeu Lima - 6/10/09 - 19:35

Tadeu Lima - 7/10/09 - 5:52
Galopaciência - 7/10/09 - 6:08

Anônimo - 19/10/09 - 9:30
Galopaciência - 19/10/09 - 9:39

Deus - 22/10/09 - 10:51
Galopaciência - 22/10/09 - 10:58
Tadeu Lima - 22/10/09 - 11:07

Bruno - 12/10/09 - 16:13
Anonimo - 12/10/09 - 16:15

Bruno - 26/10/09 - 11:45
Anonimo - 26/10/09 - 11:46

Anonimo - 01/12/09 - 15:24
Elton - 01/12/09 - 15:27

Tadeu Lima - 21/02/10 - 16:06
Aninha - 21/02/10 - 16:13

Aninha - hoje - 13/03/10 - 06:40
Galopaciencia - hoje - - 13/03/10 - 07:07

sai fora galista, vai monta seu próprio blog

xô, fora galista

Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!

naum esquece de monta seu blog e dar seu ip
dah o seu nome real, mano
fala onde eh q ta a rinha

Fora galista
Fora PL 4548/98

sai fora galista, vai monta seu próprio blog

xô, fora galista

Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!
Fora PL 4.548/98 !!!

meu, molocagem foi a sua
vc sacaneou a galera do blog
se fez passar por + de 1 pessoa

pra qquer outro a gente apresenta o argumento, mano
pra vc q sacaneou naum

alem do + vc jah tomou a maior lavada de argumento d todos desse blog q gostam d animais
tve q inventa ate mentira pra rebate
entaum q naum tem argumento eh vc

e nazista eh quem bota galo pra brigar

fora galista
fora PL 4548 !!!!!!

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 272   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário